![]() |
![]() |
O Natal do Bem já começou, e o convite é para que a solidariedade faça parte dos preparativos para as festas de fim de ano. Promovida pela RBS TV, em parceria com a Rede de Bancos de Alimentos RS, a campanha chega à 12ª edição mobilizando pessoas, empresas e comunidades em torno de um propósito: levar alimentos à mesa de quem enfrenta a insegurança alimentar.
Lançada em 4 de novembro, a iniciativa transforma a disposição de ajudar em apoio concreto às instituições sociais e às pessoas atendidas pelos Bancos de Alimentos. Cada contribuição se soma a um trabalho que envolve o recebimento, a seleção, a organização e a distribuição das doações, aproximando a generosidade dos doadores das necessidades de quem recebe.
O Natal do Bem conta também com duas ações que reforçam essa mobilização: Cavalgadas do Bem, liderada por Giovani Grizotti, o Repórter Farroupilha e Transportadores do Bem, realizada em parceria com o SETCERGS e o CEPORTO. As ações somam esforços para ampliar a arrecadação de alimentos e envolver ainda mais pessoas nessa corrente de solidariedade.
A participação de toda a comunidade é fundamental. Doações de alimentos individuais, campanhas entre colegas de trabalho e mobilizações de empresas, escolas e grupos de amigos ajudam a ampliar o alcance dessa corrente. Para contribuir, além de realizar as doações diretamente nos Bancos de Alimentos, o público também pode doar pelo PIX: doe@bancodealimentosrs.org.br, ou ainda acessar o site doealimentos.com.br. Compartilhar o convite e incentivar outras pessoas a participar também são formas de fortalecer a campanha.
Um lançamento com alegria e solidariedade em movimento
O início da mobilização foi apresentado ao vivo no Jornal do Almoço, diretamente do Banco de Alimentos, em Porto Alegre. Durante a transmissão, o diretor superintendente do Banco de Alimentos, Vitor Silveira, falou sobre a atuação da instituição. Os personagens Arroz e Feijão deram um toque de alegria ao momento, enquanto a equipe carregava o caminhão com alimentos destinados a uma entidade beneficiada — uma demonstração do trabalho que a campanha ajuda a fortalecer.
A música também marcou essa abertura. Um clipe produzido pela RBS TV reuniu a Orquestra Sons do Morro e participações especiais na interpretação do tema do Natal do Bem. As imagens do cotidiano do Banco de Alimentos e das entregas às instituições revelaram o caminho das doações e o esforço coletivo que permite transformar cada contribuição em alimento.
Com a campanha em andamento, o convite segue aberto a todos os gaúchos. O Natal do Bem é uma oportunidade de compartilhar mais do que o desejo de um Natal feliz: é a chance de contribuir para que mais pessoas tenham alimento, cuidado e dignidade à mesa.
Participe do Natal do Bem. Acesse doealimentos.com.br e ajude a fazer essa solidariedade chegar mais longe.