Voltar
Participe

Cursos dos Bancos Sociais

A Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS oferece cursos gratuitos para pessoas de instituições carentes, escolas públicas, e pessoas de baixa renda. Os cursos de iniciação e qualificação profissional são ministrados pelo SENAI-RS (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e Professores da FGBS, sendo que os alunos recebem gratuitamente material didático, lanche e certificação.  

 

Os cursos são realizados de segunda a sexta-feira, das 13h15 às 17h15, nas instalações dos Bancos Sociais (Av. Francisco Silveira Bitencourt, 1928, Bairro Sarandi, em Porto Alegre) e têm como objetivo capacitar pessoas para que se tornem multiplicadores de conhecimentos nas suas instituições, fazendo com que maior número de beneficiados possa aprender um novo ofício e gerar renda em sua comunidade. Mais de 4.000 pessoas já se formaram nos cursos realizados pelos Bancos de Computadores, Mobiliários, Materiais de Construção e Vestuários. 

 

 

Confira os Cursos gratuitos oferecidos:

 

Carga horária: 160h = 40 Dias úteis| Curso de Qualificação Profissional | Certificação: SENAI-RS

Objetivo do Curso: Realizar montagem, instalação, configuração e manutenção de computadores e sistemas operacionais, conforme normas e procedimentos técnicos, de qualidade, segurança, saúde e prevenção ambiental.

 

Carga horária: 160h = 40 Dias úteis| Curso de Qualificação Profissional | Certificação: SENAI-RS

Objetivo do Curso: Construir alvenarias com e sem função estrutural, seguindo normas técnicas, de qualidade, de saúde, de segurança, meio ambiente e procedimentos técnicos.

 

Carga horária: 160h = 40 Dias úteis| Curso de Qualificação Profissional | Certificação: SENAI-RS

Objetivo do Curso: Executar pintura de obras imobiliárias, seguindo normas técnicas, de qualidade, de saúde, de segurança, meio ambiente e procedimentos técnicos.

 

Carga horária: 160h = 40 Dias úteis| Curso de Qualificação Profissional | Certificação: SENAI-RS

Objetivo do Curso: Confeccionar formas, escoramentos e estruturas auxiliares, seguindo normas técnicas e de qualidade.

 

Carga horária: 160h = 40 Dias úteis | Curso de Qualificação Profissional | Certificação: SENAI-RS

Objetivo do Curso: Formar profissionais para atender a indústria têxtil, desenvolver a habilidade de riscar moldes, cortar tecidos e confeccionar peças de vestuário.

 

Carga horária: 140h = 35 Dias úteis | Curso de Iniciação Profissional | Certificação: FGBS

Objetivo do Curso: Desenvolver habilidades de costura criativa e artesanal, utilizando resíduos e insumos descartados pela indústria têxtil.

 

n/d n/d n/d
n/d n/d n/d

 

 

Inscrições

A inscrição é presencial. Maiores informações sobre os cursos e inscrições, podem ser obtidas através do e-mail cursos@bancossociais.org.br ou pelo telefone (51) 3026.8020 | Vagas limitadas

 

 

Requisitos e documentação

- Idade: Acima de 16 anos (menor de 18 anos de idade tem que vir acompanhado do responsável), sem limite de idade.

- Escolaridade/documentação: Ter a 5ª série completa ou em andamento, Identidade, CPF e comprovante de residência.

 

 

n/d

Cronograma dos Cursos 2023 - Clique aqui

 

n/d

Clique aqui e confira a apresentação dos Cursos dos Bancos Sociais

 

n/d n/d
Confira o depoimento de Kanhanga, Coordenador da Associação de Angolanos RS Programa Bom Dia Rio Grande divulga os Cursos dos Bancos Sociais

 

n/d

Alunos do Curso "Costureiro Industrial", do Banco de Vestuários.