A Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais realizou, nesta quarta-feira (4), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), em Porto Alegre, uma reunião extraordinária de seu Conselho de Administração para atualizar a estrutura de governança e reforçar o planejamento de ações voltadas à ampliação do impacto social da instituição. A abertura foi feita pelo presidente da FIERGS e Presidente do Conselho de Curadores dos Bancos Sociais, Claudio Affonso Amoretti Bier, com saudação aos presentes e aos participantes conectados virtualmente.
A condução dos trabalhos ficou a cargo da presidente do Conselho de Administração da Fundação, Maria Inês Menegotto de Campos, que liderou as deliberações e destacou a importância de garantir continuidade, organização e aprimoramento permanente das operações. “Seguimos avançando com base em muito trabalho e aprendizagem coletiva. Há muita inteligência e dedicação na estrutura que mantém os Bancos Sociais funcionando diariamente, e nosso compromisso é organizar, aperfeiçoar e ampliar o que já vem sendo construído”, afirmou.
Gestão fortalecida com novas nomeações
Em conformidade com o Estatuto Social, o Conselho formalizou decisões que reforçam a estrutura administrativa da Fundação.
Como Diretor Superintendente, foi empossado Vitor Luiz Cardoso da Silveira, que assumiu o compromisso de impulsionar o desenvolvimento dos Bancos Sociais e fortalecer a atuação em todo o Rio Grande do Sul. “Recebo esta missão com honra e senso de responsabilidade. Vamos fortalecer, a partir de agora, o trabalho de desenvolvimento dos Bancos Sociais”, declarou.
Também foi nomeada e empossada Maristela Cusin Longhi como secretária do Conselho de Administração da Fundação. Em sua manifestação, reforçou o espírito de colaboração e o compromisso com o projeto. “Estamos aqui para somar. É um projeto bonito e de grande alcance social. Aceitamos esta incumbência com disposição para ajudar em tudo o que for necessário”, disse.
Retrospectiva de 2025 e perspectiva de expansão
Em assuntos gerais, Maria Inês solicitou ao novo Diretor Superintendente uma breve apresentação institucional, com retrospectiva das atividades realizadas em 2025. Vitor apresentou os principais resultados do período dos 12 Bancos Sociais, destacando avanços e aprendizados que sustentam o planejamento de continuidade e crescimento.
Ao encerrar a reunião, Claudio Bier reforçou a diretriz de ampliar o alcance territorial das iniciativas. “Temos o desafio de integrar e levar os Bancos Sociais para mais localidades do Rio Grande do Sul, com o propósito de atender todo o Estado, além de Porto Alegre, assim como a FIERGS vem fazendo com a interiorização”, afirmou.
Participantes:
Estiveram presentes: Claudio Affonso Amoretti Bier, Maria Inês Menegotto de Campos, Ana Paula Werlang, Vitor Luiz Cardoso da Silveira, Walter Lidio Nunes, Patricia Cardoso Rosa, Lucelene Navarro, Gilmar Ximenes da Luz e Paola Monti.
Participaram on-line: Alexandre Guerra, Gerenise Viezzer, Carla Carnevali, Maristela Cusin Longhi, e Daniela Aesse Kraemer.