Voltar
Comunicação e Imprensa

Sinduscon-RS destina portas ao Banco de Materiais de Construção, transformando excedentes em impacto social

n/d

 

Empresas socialmente responsáveis, com visão empreendedora e compromisso com o impacto coletivo, enxergam valor onde muitos veem apenas sobra. É nesse contexto que o Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS) transforma excedentes em oportunidades de reconstrução de histórias. Ao destinar 180 portas novas com marcos, remanescentes de obras, ao Banco de Materiais de Construção, o Sindicato materializa o sentido mais genuíno da economia circular, em sintonia com a filosofia que orienta a atuação dessa rede solidária, expressa no slogan da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS: “Transformar desperdício em benefício social”.

 

Encaminhadas ao Banco de Materiais de Construção, as portas passam a integrar o estoque da instituição e ficarão disponíveis para distribuição a organizações sociais que delas necessitarem. A iniciativa evidencia, na prática, a atuação dos Bancos Sociais, que há mais de duas décadas cumprem o papel de elo entre o setor produtivo e projetos sociais estruturantes, promovendo soluções alinhadas a princípios hoje consolidados nos campos ambiental, social e de governança (ESG).

 

No Banco de Materiais de Construção, sobras de materiais provenientes de empresas da indústria da construção civil são recebidas, classificadas e armazenadas. Após esse processo, os itens são destinados a instituições sociais e comunidades carentes da Capital cadastradas nos Bancos Sociais, garantindo que recursos ainda plenamente utilizáveis cumpram sua função social e contribuam para melhorias habitacionais e projetos comunitários.

 

Além do repasse de portas, o Sinduscon-RS também destinou cestas básicas ao Banco de Alimentos, fortalecendo ações de enfrentamento à insegurança alimentar e ampliando o alcance da rede de solidariedade mantida pela Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais.

 

O Sindicato integra os Bancos Sociais  e essa união vai além das doações. Em momentos críticos, essa cooperação se traduziu em ações concretas, como a construção de casas para famílias atingidas por ciclones e enchentes. As moradias foram construídas pelo Sinduscon-RS, com o apoio dos Bancos Sociais, com entregas recentes no bairro Partenon, em Porto Alegre, e, em 2024, no município de Arroio do Meio, no Vale do Taquari.

 

O Banco de Materiais de Construção tem como presidente Narciso Alexandre dos Santos Silva, que também é vice-presidente do Sinduscon-RS, fortalecendo a sinergia entre o setor da construção civil e as iniciativas sociais. À frente do Sindicato, o presidente Claudio Teitelbaum é um apoiador da integração entre desenvolvimento econômico e responsabilidade social, incentivando ações que promovem esperança, qualidade de vida e dignidade a quem mais precisa.