Voltar
Comunicação e Imprensa

Projeto gratuito Leituras e Costuras abre novas vagas para mulheres 60+

n/d

Iniciativa dos Bancos Sociais une empoderamento feminino, leitura, geração de renda e fortalecimento de vínculos sociais
 

Estão abertas as inscrições para uma nova edição do projeto social gratuito Leituras e Costuras, uma iniciativa da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS, promovida pelo Banco de Livros, com início em agosto. Destinado prioritariamente ao público feminino com 60 anos ou mais, o projeto oferece um espaço acolhedor e transformador, onde leitura, costura e fortalecimento emocional caminham juntos rumo ao empoderamento.

 

Mais do que ensinar técnicas de costura e customização de tecidos, o projeto busca empoderar mulheres, apresentar novas formas de geração de renda, e sobretudo criar um ambiente de troca de experiências, vínculos afetivos e desenvolvimento pessoal. Ao longo de três meses, as participantes terão acesso a atividades que resgatam a autoestima, estimulam a criatividade e incentivam o protagonismo feminino na maturidade.

 

Um dos grandes diferenciais do projeto é a curadoria de leituras realizada pelos profissionais do Banco de Livros. Trechos e obras literárias cuidadosamente escolhidas são usadas como ponto de partida para reflexões sobre empreendedorismo na terceira idade, orçamento doméstico, autonomia feminina e o papel da mulher na sociedade. Assim, o livro funciona como ponto inicial de conversas transformadoras, ampliando horizontes e despertando potencialidades.

 

Embora seja voltado prioritariamente ao público feminino, o projeto também representa uma oportunidade para homens interessados em compreender o empoderamento feminino e seu papel no incentivo e fortalecimento das mulheres em suas trajetórias de vida e autonomia.

 

Com encontros semanais, sempre às quartas-feiras, o projeto oferece turmas nos turnos da manhã e da tarde, com aulas realizadas nas instalações da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, no bairro Sarandi, em Porto Alegre.

 

O projeto inclui:

 

•    Rodas de leitura com temáticas sobre empoderamento, renda e vida ativa na maturidade

 

•    Oficina de bonecas de pano, despertando a sensibilidade e a expressão artística

 

•    Oficina de customização em tecidos, com técnicas práticas de costura criativa

    


SERVIÇO:

Local: Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais – Av. Francisco Silveira Bitencourt, 1928 – Bairro Sarandi – Porto Alegre/RS

Aulas: Início em Agosto - sempre às quartas-feiras, com turmas pela manhã e à tarde

Duração: 3 meses

Informações pelo telefone (51) 3026-8020 – com o Banco de Livros