A Expoagas 2024, um dos maiores eventos do setor supermercadista da América Latina, transcendeu seu caráter comercial e se consolidou como um marco de responsabilidade social e sustentabilidade. Este ano, a feira não apenas trouxe novas oportunidades de negócios, mas também reafirmou seu compromisso com a comunidade ao transformar desperdício em esperança. Através de uma parceria estratégica com o Banco de Alimentos de Porto Alegre, a Expoagas 2024 garantiu que milhares de produtos que seriam descartados fossem redirecionados para uma causa nobre: mitigar a fome existente.
Seguindo os preceitos rigorosos de ESG, a Expoagas reafirma seu compromisso com a sustentabilidade ao direcionar os alimentos arrecadados dos estandes expositores para o Banco de Alimentos. Nesta ação solidária, produtos que seriam descartados, excedentes, itens não comercializados, ou com embalagens danificadas foram aproveitados. Ao invés de contribuírem para o desperdício, esses alimentos ganham uma nova finalidade, beneficiando milhares de pessoas e reforçando a importância de práticas responsáveis e conscientes na cadeia de distribuição alimentar.
Na última noite da Feira, em uma grande demonstração de solidariedade, voluntários do Banco de Alimentos arrecadaram 10 toneladas (10.200kg) de alimentos e outros produtos. Os expositores participaram contribuindo generosamente com doações. Este feito monumental não apenas evitou o desperdício de alimentos, mas também fortaleceu a missão do Banco de Alimentos de Porto Alegre, que, com o apoio da Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS), se compromete diariamente a combater a fome em todo o Rio Grande do Sul.
Durante os três dias da Expoagas, a Equipe do Banco de Alimentos promoveu o cadastramento dos estandes expositores e, no último dia Voluntários, Diretores, Colaboradores e Estagiários do Banco de Alimentos estiveram presentes para recolher as doações que foram cuidadosamente armazenadas e serão distribuídas para cerca de 300 organizações sociais cadastradas, incluindo Escolas de Ensino Infantil, Instituições de Longa Permanência para Idosos e Associações de Bairros.
A Expoagas, que há décadas serve como uma plataforma poderosa para promover e vender seus produtos com sucesso, atua também na arrecadação de doações, já tendo coletado, ao longo de sua história, aproximadamente 60 toneladas de alimentos para o Banco de Alimentos. Estas contribuições têm um impacto profundo, alimentando diariamente famílias em situação de vulnerabilidade e reforçando o compromisso da Feira com a sustentabilidade e a responsabilidade social.
A AGAS, uma das fundadoras do Banco de Alimentos no ano 2000, continua sendo uma das maiores apoiadoras na luta contra a fome, tanto durante a Expoagas quanto em campanhas contínuas em frente aos supermercados, como o Sábado Solidário, Natal do Bem, Super Natal e Trote Solidário. Essas iniciativas, que se estendem por todo o Rio Grande do Sul, resultam em arrecadações significativas, contribuindo para a manutenção dos Bancos de Alimentos locais e fortalecendo o impacto social em toda a região.
Somam-se ao sucesso desta operação, a logística, apoio vital do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística no Estado do Rio Grande do Sul (SETCERGS) e do Centro Empresarial Porto Seco (Ceporto), que, juntos, garantem que os alimentos e outros itens essenciais cheguem às mãos daqueles que mais precisam, reforçando assim a rede de solidariedade que move o Rio Grande do Sul.
A Expoagas 2024, portanto, não é apenas um evento de negócios; é um poderoso exemplo de como a união de esforços pode transformar vidas e construir um futuro mais justo e sustentável para todos.