Voltar
Comunicação e Imprensa

Investimento no futuro: cursos gratuitos dos Bancos Sociais da FIERGS e Senai-RS

n/d

A capacitação profissional é uma jornada essencial para quem almeja um futuro promissor. Além de fornecer conhecimento técnico essencial para o mercado de trabalho, os ambientes educativos representam verdadeiros polos de enriquecimento pessoal. Neles, os participantes têm a oportunidade não apenas de adquirir habilidades práticas, mas também de interagir com uma diversidade de pessoas, construindo redes de apoio que desempenham um papel vital no desenvolvimento pessoal e profissional. Essas redes, chamadas de "networks", são espaços de conexão e colaboração, cujos laços estabelecidos podem abrir portas para novas oportunidades de crescimento e oferecer suporte, quando necessário. 


Nesse contexto, a Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais (FGBS) da FIERGS desempenha um papel fundamental ao oferecer cursos gratuitos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS), que cumpre uma importante missão na formação e qualificação profissional no Brasil, proporcionando educação de qualidade que atenda às demandas do mercado de trabalho e promova o desenvolvimento econômico e social do país.


Cursos em andamento


Neste mês de março, os Bancos Sociais deram início a quatro turmas de qualificação profissional, que trazem uma grande novidade: a integração do Código Brasileiro de Ocupações (CBO) nos cursos de qualificação profissional oferecidos pelo Senai, Operador de Computadores, Pintura de Obras Imobiliárias e Costura Industrial. 


O CBO é um sistema que organiza e classifica as ocupações laborais existentes no país, proporcionando uma base sólida para a identificação e descrição das competências necessárias em cada área profissional. Ao incluir o CBO em seus cursos, o Senai assegura que os alunos estejam adquirindo as habilidades e conhecimentos relevantes para as ocupações específicas em que desejam ingressar.


Além dos cursos de Operador de Computadores, Pintura de Obras Imobiliárias e Costura Industrial ministrados por professores do Senai-RS na sede dos Bancos Sociais, também é oferecido o curso de Costura Básica. Todos os cursos têm 160 horas/aula e os Bancos Sociais oferecem além da gratuidade, o material didático, lanche no intervalo, vale-transporte ida e volta e certificado de conclusão ao aluno aprovado, que obtiver 75% de frequência.