Voltar
Comunicação e Imprensa

TROTE SOLIDÁRIO - 20 Faculdades de Medicina em todo Estado arrecadam alimentos para a Rede de Bancos de Alimentos

n/d

 

Iniciou a primeira edição do ano de 2023 do Trote Solidário SIMERS, que esse ano chega aos 15 anos e a 23ª edição semestral. A ação, promovida pelo Núcleo Acadêmico do Simers (NAS), em parceria com a Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul, para recolhimento de alimentos não perecíveis, teve origem em 2008, com a missão de acabar com as recepções aos calouros utilizando violência física. Ao longo da história do Trote foram arrecadados quase 360 mil toneladas de alimentos, 7.085 bolsas de sangue e teve cerca de 17 mil participantes.

 

A primeira etapa das doações inicia com a arrecadação de alimentos via internet, por meio do site do Trote Solidário (https://trotesolidario.com.br/participante) até fim de abril. Na página virtual é possível selecionar uma das vinte faculdades de Medicina que integram esta edição. Isso é necessário para que as Comissões Organizadoras de cada instituição pontuem e vençam o ranking da atual temporada para as regiões Capital/Metropolitana e Interior.

 

A 23ª edição semestral do Trote Solidário será divida em três importantes datas: 25/03; 01/04 e 15/04, onde os alunos de Medicina das Universidade das seguintes cidades de Canoas (Ulbra); Caxias do Sul (UCS); Erechim (URI); Ijuí (Unijuí); Lajeado (Univates); Novo Hamburgo (Feevale); Passo Fundo (UPF; UFFS e Atitus); Pelotas (UCPel e UFPel); Porto Alegre (Pucrs; Ufrgs e Ufcspa); Rio Grande (Furg); Santa Cruz do Sul (Unisc); Santa Maria (UFN e Ufsm); São Leopoldo (Unisinos) e Uruguaiana (Unipampa) irão receber as doações presenciais junto às redes supermercadistas Andreazza; Asun; Baklizi; Big; Caitá; Carrefour; Center; Cia Zaffari; Comercial Zaffari; Cotrijal; Desco; Grenal; Guanabara; Imec; Macromix; Master; Multi; Nacional; Nicolini; Peruzzo; Querência; Rispoli; Rissul; Sonda; Stok Center; STR; Rede Super e Rede Vivo; contando com o auxílio dos Voluntários dos Bancos de Alimentos locais.

 

Além de alimentos, o Trote também vai estimular a doação de sangue em todo Estado, via parceria com os hemocentros regionais e as unidades de hemoterapia de hospitais nas seguintes localidades: Canoas (HU); Caxias do Sul (Banco de Sangue; Hemocentro e Hemovita); Erechim (Banco de Sangue); Ijuí (Hospital de Caridade); Lajeado (Hemovale); Novo Hamburgo (Hospital Regina); Passo Fundo (Hemopasso e HSVP); Pelotas (Hemopel e Santa Casa); Porto Alegre (Hemorgs; HCPA; HSL/PUCRS; Hospital Conceição e Santa Casa); Rio Grande (Santa Casa); Santa Cruz do Sul (Hemovida); Santa Maria (Hemocentro) e Uruguaiana (Santa Casa). Calouros de outras Universidades fora do Rio Grande do Sul também podem procurar o hemocentro mais próximo e, após consumar a coleta de sangue, enviar o comprovante para o e-mail: trotesolidario@simers.org.br. Também ocorrerão doações de tampinhas plásticas, destinadas a instituições locais.