Voltar
Comunicação e Imprensa

Natal do Bem supera meta de 1 milhão de quilos de alimentos arrecadados

n/d
A tradicional campanha Natal do Bem bateu um novo recorde de doações na sua 8ª edição, quando foram arrecadados 1.000.012 quilos de alimentos, o equivalente a 3.000.036 refeições. A iniciativa do Jornal do Almoço (RBS TV), Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS) e Rede de Bancos de Alimentos contou com a participação de toda a sociedade, em uma corrente de solidariedade. O Natal do Bem ainda contou com a “4ª Cavalgadas do Bem”, que aconteceu no dia 10 de dezembro e engajou toda a comunidade nativista e grupos de cavalarianos, que passaram de casa em casa recebendo as doações, no lombo do Cavalo.
 
Foram 64 dias de campanha, de 05 de novembro de 2022 a 7 de janeiro de 2023, com milhares de voluntários que se somaram a esse trabalho. O Natal do Bem é hoje a maior campanha de arrecadação dos Bancos de Alimentos no Estado, conquistando a população e levando o espírito de solidariedade para todos os lares gaúchos. Em oito anos, o Natal do Bem já doou 3.933.859 quilos de alimentos, o que representa 11.801.577 refeições.
 
O Natal do Bem é a maior fonte de arrecadação dos Bancos de Alimentos no período de Natal, conquistando a população e levando o espírito de solidariedade para os lares gaúchos. Na última edição, assim como nos anos anteriores, as doações puderam ser feitas de forma virtual no site www.doealimentos.com.br. Na página, foi possível montar e doar uma cesta de alimentos com itens e quantidade a escolha do doador.
 
Quem doou pode escrever uma mensagem de Natal contando de que forma esperava impactar na vida de quem fosse receber a doação. Foram milhares de doações e mais de 700 mensagens inscritas ao longo da campanha. Parte das mensagens foram divulgadas ao vivo, no Jornal do Almoço.
 

4ª Cavalgadas do Bem

As Cavalgadas do Bem ocorreram em dezenas de cidades gaúchas, no dia 10 de dezembro. No total, as 121 cavalgadas inscritas arrecadaram 105 toneladas de alimentos. A maior coleta aconteceu em Alegrete, onde o grupo de escoteiros Honório Lemes e o Piquete Mano Velho, da AABB local, recolheram seis toneladas.
 
Depois de ajudar a quem precisa, cavaleiros e amazonas que participaram das Cavalgadas do Bem tiveram encontro marcado no dia 14 de dezembro, no CTG Independência Gaúcha de Esteio, durante baile de encerramento do projeto. E com homenagens especiais: os grupos que se destacaram durante a coleta de alimentos receberam uma distinção da RBS TV e Rede de Bancos de Alimentos RS. 


 Foram reconhecidos:
 
-Integração com a comunidade 

CTG Lanceiros da Querência Bernardino de Armas, de Jaguarão, por sua integração com o grupo de ciclistas Pedal Vida, que participou da coleta.
 
-Inclusão
Centro de Treinamento do Jatobá, de Tabaí, que levou crianças do Instituto Sorriso de Criança para participar das cavalgada.
 
-Imagem
Piquete 7 Mulheres, de Mata, que produziu a melhor imagem das cavalgadas, mostrando uma senhora de 84 anos e de muletas fazendo uma doação.
 
-Maior cavalgada
Grupo Cavalarianos da Paz, de Fontoura Xavier, que fez a mais longa cavalgada (110 km), até o Cristo Protetor, de Encantado.
 
-Personagem
Cantor Paullo Costa, padrinho da Cavalgada do Bem de Sapucaia do Sul e que montou ponto de coleta no estabelecimento comercial do qual é dono, na Capital. 
 
-Maior coleta 
Grupo de Escoteiros Honório Lemes, de Alegrete e Piquete Mano Velho, da AABB de Alegrete, com seis toneladas arrecadadas.
 

 

Vídeos Clipes

O Natal do Bem e as Cavalgadas do Bem ganharam grande divulgação através de dois vídeos clipes criados pela RBS TV e parceiros da campanha.


 Vídeo Clipe do Natal do Bem

O Vídeo Clipe do Natal do Bem foi especial, gravado nos Estúdios da RBS TV e em uma das instituições beneficiadas pelo Banco de Alimentos, a Pequena Casa da Criança, que atende mais de 900 pessoas, servindo cerca de 1.500 refeições por dia. As crianças beneficiadas pela instituição, colaboradores do Banco de Alimentos e a equipe da RBS TV participaram de uma linda história de Natal, criada com muito carinho.
 
>Assista o vídeo clipe do Natal do Bem: https://bit.ly/nataldobem2022

 
 
Vídeo clipe das Cavalgadas do Bem

Um grupo de artistas gaúchos se reuniu em Sapucaia do Sul para gravar o clipe oficial das Cavalgadas do Bem, que aconteceu no dia 10 de dezembro em todo o Rio Grande do Sul para coletar alimentos de porta em porta. A ação, promovida pela RBS TV e Rede Banco de Alimentos, teve músicos gaúchos a cavalo, nas principais cidades, para participar da ação.
 
O clipe da música "Cavalgadas do Bem" foi composto por Érlon Péricles e Lincon Ramos. Além de Érlon Lincon, participam do vídeo Maria Alice, Cristina Sorrentino, Luiza Barbosa, Paullo Costa, Elton Saldanha e Fernando Espíndola, com cavaleiros do CTG Herança Farroupilha e dos piquetes Cavaleiros Livres, Os Tiranos e Espora e Mango.
 
Confira o vídeo clipe da 4ª Cavalgada do Bem: https://bit.ly/cavalgadasdobem2022
 


Gratidão

Nosso agradecimento especial ao Grupo RBS, Jornal do Almoço, RBS TV, FMSS e a todos aqueles que nos apoiaram: empresas doadoras e parceiras, voluntários, entidades beneficiadas, Agência Conjunto, PluGzOne, FIERGS, Rotary, Lions, Maçonaria, SETCERGS, Movimento Escoteiro, CTGs, Piquetes, Grupos de Cavalgadas, sindicatos, artistas parceiros e principalmente, aos milhares de doadores que acreditaram que juntos podemos acabar com a fome no Estado.

 

 

Natal do Bem 2022:
•       1.000.012 kg de alimentos doados
•       3.000.036 refeições
•       266.670 pessoas beneficiadas
•       66.667 famílias atendidas
 
 
Natal do Bem 2015 a 2022:

•       3.933.859 kg de alimentos doados
•       11.801.577 refeições
•       1.051.833 pessoas beneficiadas
•       262.958 famílias atendidas