Voltar
Comunicação e Imprensa

FUNDAÇÃO GAÚCHA DOS BANCOS SOCIAIS DA FIERGS RECEBE COMENDA PORTO DO SOL

n/d


A Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) recebeu nesta quinta-feira a Comenda Porto do Sol, mais alta honraria da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, proposta pela vereadora Lourdes Sprenger. O presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, disse em seu pronunciamento que o setor industrial “tem uma longa trajetória na área de assistência às populações menos providas”. Ele lembrou que o Sesi e o Senai formam o maior sistema privado de inclusão e promoção social do País.  Ele explicou que de forma inédita em dezembro de 2003, após três anos de experiência do Banco de Alimentos, a FIERGS criou a Fundação Gaúcha de Bancos Sociais.

 

“Hoje, a Fundação abriga 15 áreas que vão desde a entrega diária de alimentos a entidades benemerentes registradas, até a realocação de materiais de construção, vestuário, móveis, equipamentos de informática, passando pelo Banco de Transplantes e Banco de Pele”, lembrou. Petry ressaltou ainda que a Fundação busca transforma desperdício em benefício. “Tudo isto, através de uma rede de parcerias, cuja lista seria muito grande para citar neste momento. Mas, atualmente, precisamos ampliar os patrocinadores para que essa ideia continue como referência do Rio Grande do Sul para o Brasil”, disse o presidente da FIERGS convidando novas empresas a serem parceiras. “Portanto, a missão a cumprir após 19 anos de atividades não é mais apenas da FIERGS: é de todos os que se sensibilizam pelo trabalho que realizamos.   Sintam-se convocados para fazer parte dessa grandiosa missão a partir deste reconhecimento concedido pela Câmara de Vereadores à Fundação de Bancos Sociais da FIERGS”, concluiu Petry.

 

A vereadora Lourdes destacou que o “aporte social da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais registra doação de 70 milhões de quilos de alimentos e milhares de computadores, livros, materiais de construção, vestuários e mobiliários, 416 entidades beneficiadas mensalmente no Rio Grande do Sul e mais de mais de 100 mil famílias beneficiadas anualmente”. Ela destacou que a Fundação conta como uma rede de Bancos de Alimentos que atendem todas as regiões do Estado, além de Porto Alegre. “Os Bancos de Alimentos são organizações sem fins lucrativos que minimizam a fome, arrecadam, classificam, armazenam e doam alimentos às instituições beneficentes cadastradas, como creches, asilos, lares de excepcionais, entre outros”.

 

Lourdes lembrou que o Banco de Porto Alegre foi o primeiro criado no Brasil e que atualmente abrangem 31 municípios, com a mesma sistemática de trabalho. “A Rede de Bancos de Alimentos conta com milhares de Voluntários do Rotary, Lions, Diaconias, Escoteiros, Associações de Funcionários de Empresas, Universitários, enfim, da sociedade como um todo, que unida está vencendo o desafio de erradicar a fome, representando com isso o compromisso e a responsabilidade de cada um com o seu semelhante”, afirmou. “É por tudo isto, que nos sensibilizamos pelo grande trabalho social que conheci o local há uns seis anos, realizado pela Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais e pelo Banco de Alimentos, através dos abnegados parceiros e colaboradores que fazem parte dos cidadãos de bem da nossa sociedade”, justiçou a parlamentar.