Voltar
Comunicação e Imprensa

Bancos de Alimentos são criados em Florianópolis e Bagé

n/d

 Foto: instalação do Banco de Alimentos de Florianópolis/SC

 

A Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul está em plena expansão, inaugurando dois novos Bancos de Alimentos no mês de setembro. Na quarta-feira (8), foi instalado o primeiro Banco de Alimentos de Santa Catarina, em reunião realizada na FIESC, em Florianópolis. Já na sexta-feira (10), será inaugurado o Banco de Alimentos de Bagé (RS). Atualmente, a Rede de Bancos de Alimentos possui 22 Bancos de Alimentos associados, e prevê a criação de mais cinco Bancos em 2021, nas cidades de Alegrete (RS), Eldorado do Sul (RS), Torres (RS), Viamão (RS) e Palmas (TO).

 

Instituído pela Federação das Indústrias de santa Catarina (FIESC), Rotary Club de Florianópolis-Jurerê e mais nove entidades, o Banco de Alimentos de Florianópolis foi lançado para ajudar a sociedade catarinense, especialmente as pessoas que encontram-se em situação de vulnerabilidade social. A solenidade foi presidida por Mario Cezar de Aguiar, presidente da FIESC, também integrante do Conselho do Banco de Alimentos.  Inicialmente, o Banco de Alimentos pretende atender 32 entidades da região. A sede do Banco de Alimentos foi disponibilizada pela FIESC, no Centro Logístico de São José, e pretende operar em até 60 dias. O Diretor de Relações Governamentais da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) Jaime Luz Ziliotto, foi eleito presidente do Conselho de Administração do Banco de Alimentos de Florianópolis. 

 

O Banco de Alimentos de Bagé, uma iniciativa de diversas lideranças do município, será inaugurado nesta sexta-feira (10). A sede do Banco de Alimentos foi instalada no antigo prédio da Escola Estadual Sepé Tiarajú, e passou por reforma completa, com readequação do espaço para receber a equipe de trabalho e, principalmente, as doações. Em Bagé, deverá atender entidades como APAE, Caminho da Luz, Instituições asilares, entre outras. O parlamentar Augusto Lara, presidente da Câmara de Vereadores de Bagé, foi eleito presidente do Conselho de Administração do Banco de Alimentos de Bagé. A inauguração do Banco de Alimentos está marcada para as 15h, na Rua Cadete Roberto Colares, nº 38, no bairro Aeroporto. 

 

A Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul foi criada em 2007, com o objetivo de ampliar as atividades do Banco de Alimentos de Porto Alegre, o primeiro Banco de Alimentos criado no Brasil, no Conselho de Cidadania da FIERGS. A Rede visa estabelecer uma padronização de serviços e alinhamento da metodologia, levando os benefícios do Banco de Alimentos para todo o Estado e País. Atualmente são 22 Bancos de Alimentos associados, abrangendo 28 municípios e seguindo a mesma sistemática de trabalho, levando alimento, saúde e segurança alimentar para as comunidades carentes.