O Banco de Alimentos reafirma, a cada semana, que sua missão transcende a doação de alimentos. Além de ajudar milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade, a instituição desenvolve seis projetos de Educação e Promoção da Saúde, que têm transformado realidades e ampliado o alcance de suas ações.
Nesta semana, todos os projetos estiveram em plena atividade movimentando as instalações do Banco de Alimentos com um fluxo intenso de pessoas, aprendizado e solidariedade. Entre eles, dois se destacaram pelo impacto direto e imediato junto às comunidades: o Projeto Cozinha Nota Dez, com o Curso Boas Práticas em Comércio de Alimentos, e o Projeto Nutrindo o Amanhã, que realizou a Oficina Culinária Cozinhando com Alegria.
Ao todo, o Banco de Alimentos mantém seis Projetos estruturados: Passos da Longevidade, Cozinha Nota Dez, Primeiros Passos, Funcionalidade para Idosos, Nutrindo o Amanhã e Oficina do Sabor. Somente em 2024, cerca de 8.499 pessoas, ligadas a 89 instituições, foram beneficiadas diretamente pelos programas. O diferencial está no engajamento acadêmico e voluntário: estágios curriculares, pesquisas e ações conjuntas com universidades e cursos de Nutrição, Gastronomia, Psicologia, Fisioterapia, Serviço Social e Educação Física, que fortalecem a credibilidade e os resultados das iniciativas.
Nutrindo o Amanhã – Oficina Culinária “Cozinhando com Alegria”
Entre os destaques da semana, está o Projeto Nutrindo o Amanhã, voltado a crianças e adolescentes de 2 a 16 anos. No dia 23 de setembro, a Oficina Culinária Cozinhando com Alegria recebeu crianças da entidade Acompar IV, que vivenciaram uma manhã especial dedicada à descoberta de novos sabores e hábitos alimentares mais saudáveis.
A atividade teve início no Banco de Mobiliários, com experiências sensoriais que despertaram o interesse dos pequenos para o universo dos alimentos e receberam pequenos mimos preparados pelo Tio Maicon. Em seguida, conheceram o Banco de Alimentos e na Cozinha Experimental, sob a orientação de acadêmicos de Gastronomia da Unisinos, os participantes prepararam receitas de muffins de maçã e nuggets saudáveis. Além de aprenderem técnicas culinárias, as crianças também se divertiram e adoraram o sabor destes alimentos saudáveis.
Com mais de duas décadas de atuação, o Nutrindo o Amanhã já alcançou 176 instituições e, somente neste mês, já realizou duas oficinas nas dependências do Banco de Alimentos, que uniram conhecimento, sabor e afeto.
Capacitação em Boas Práticas – Projeto Cozinha Nota Dez
Outro momento marcante da semana foi proporcionado pelo Projeto Cozinha Nota Dez, que promoveu, em parceria com a Unisinos, mais uma edição do Curso Boas Práticas em Comércio de Alimentos. A formação é homologada pela universidade, tem validade perante a Vigilância Sanitária de Porto Alegre e gera certificado amplamente reconhecido pelo setor de alimentação.
Com carga horária de 12 horas distribuídas ao longo de quatro dias, o curso capacita manipuladores de alimentos, nutricionistas e demais profissionais das entidades parceiras a atender às exigências da vigilância sanitária. O diferencial está em possibilitar, sem custos, que os participantes recebam uma formação de qualidade, muitas vezes inacessível às instituições. O curso é totalmente gratuito para instituições vinculadas ao Banco de Alimentos. Somente neste ano, 71 pessoas participaram do Curso, trazendo uma economia de mais de R$35.000,00 para as instituições.
Nesta edição, realizada de 23 a 26 de setembro, participaram representantes de 18 instituições. Até hoje, mais de 50 entidades já foram contempladas pela iniciativa, que alia conhecimento técnico a um ambiente acolhedor e de troca de experiências.
25/09/25