Voltar
Notícia

9ª edição do Natal do Bem é encerrada com triunfo

n/d

Campanha que uniu os gaúchos para combater a fome atinge número de recorde de arrecadação,
com mais de 1 milhão de quilos de alimentos recolhido


A 9ª edição da campanha Natal do Bem, uma parceria entre o Grupo RBS e a Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul, foi concluída no sábado dia 6 de janeiro de 2024, com resultados incríveis: mais uma vez a campanha bateu recorde de arrecadação e de envolvimento da sociedade. Em 71 dias de campanha, foram arrecadados 1.081.100 quilos de alimentos, equivalente a 3.243.300 refeições, com 289.064 pessoas atendidas, demonstrando que o espírito natalino, de união e solidariedade, tomou conta do povo gaúcho. Em nove anos, a campanha Natal do Bem já soma mais de 5 milhões de quilos de alimentos arrecadados, que possibilitaram encher mais de 15 milhões de pratos de comida. O fechamento desta edição ocorreu no Jornal do Almoço, da RBS TV, em três blocos de matéria. 

 

O bloco de abertura da reportagem especial contou com entrevista ao vivo do presidente da Rede de Bancos de Alimentos do RS e do Banco de Alimentos de Porto Alegre, Paulo Renê Bernhard, que apresentou os dados finais da 9ª edição do Natal do Bem, e os blocos seguintes contou com a participação do jornalista Gugu Streit, que apresentou seu quadro Almoço com Gugu no Lar Gustavo Nordlund, instituição atendida pelo Banco de Alimentos de Porto Alegre, uma das 1.000 organizações sociais beneficiadas pela Rede de Banco de Alimentos do RS e pelas doações feitas pela população durante a campanha Natal do Bem.


O Grupo RBS, por intermédio de suas equipes comprometidas com o bem social, incentivou diariamente em seus veículos de comunicação que essa grande corrente solidária se fortalecesse a cada dia. O Grupo e seu braço social, a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, assim como apresentadores de TV, repórteres e todo seu quadro de colaboradores que fazem a notícia chegar ao lar de cada gaúcho com empenho, transparência e respeito ao próximo, foram fundamentais para que a campanha Natal do Bem fosse um sucesso. 


Cavalgadas do Bem


As contribuições para que o Natal do Bem cumprisse seu propósito de proporcionar mais segurança alimentar a quem mais necessita de ajuda também aconteceram por intermédio de outras campanhas, em especial a quinta edição das Cavalgadas do Bem, que uniu 166 grupos de cavalarianos e cavalarianas de todo o Estado. No dia 9 de dezembro de 2023 gaúchos e gaúchas passaram de casa em casa em seu cavalo, em 92 municípios, arrecadando 107 toneladas de alimentos. A ação solidária dos tradicionalistas contou com fundamental fomento do jornalista Giovani Grizotti, o Repórter Farroupilha, grande liderança das Cavalgadas do Bem.  


Também se somaram às Cavalgadas do Bem artistas comprometidos com o bem social, com criação artística e interpretação da música "Ao trote, pelo bem". A canção que embalou a campanha foi interpretada pelos próprios autores da letra e melodia, César Oliveira, Rogério Melo, Guilherme Jaques e Rafael Cunha Alves, em uma ação solidária, apresentada no vídeo clipe que percorreu todo o Rio Grande do Sul. 


As Cavalgadas do Bem também tiveram o apoio do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e Associação Gaúcha das Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT).


Sábado Solidário


A campanha Sábado Solidário, tradicionalmente realizada uma vez ao mês em todo o Estado e coordenado pela Rede de Bancos de Alimentos RS, contou com um reforço no dia 9 de dezembro, data em que foram realizadas as Cavalgadas do Bem em 92 municípios gaúchos. As edições do Sábado Solidário foram um sucesso e contribuíram para abastecer as prateleiras dos bancos associados à Rede, responsáveis por levar alimento à mesa de 1.000 organizações sociais que atendem principalmente comunidades em situação de vulnerabilidade econômica e social.
O Natal do Bem contou com quase três meses de intensas atividades em todo o Estado, incluindo, também, shows artísticos e culturais, jogos esportivos, entre muitas outras ações solidárias.


Responsabilidade social


A grandiosidade dos resultados obtidos pelo Natal do Bem é fruto da generosidade da sociedade, que ouviu o chamamento em prol dos mais necessitados. Cada doação realizada via o site Doe Alimento levou esperança de uma vida melhor a milhares de pessoas.


Instituições e empresas fortaleceram essa grande corrente do bem, pelo combate à fome, como o Instituto Helda Gerdau, SLC Agrícola, Rodex, Cooperativa Santa Clara, Instituto Cultural Floresta (ICF), Associação Brasileira de Bancos (ABBC), e Gisele Bündchen, por intermédio do Fundo Luz Alliance, em parceria com a BrazilFoundation, entre muitos outros.


De fundamental importância, as participações dos voluntários dos Clubes de Serviços, Rotary, Lions, escoteiros, universidades, federações e sindicatos que se uniram aos Bancos de Alimentos nesta grande jornada completaram essa grande jornada solidária.


Embora a campanha Natal do Bem tenha sido encerrada, o espírito solidário continua e o caminho para alimentar esperanças está aberto: é possível continuar contribuindo sem sair de casa pelo site Doe Alimentos www.doealimentos.com.br, mantendo viva a chama da generosidade.


Cada doação é uma semente de esperança que floresce na mesa de alguém.


Nossa gratidão ao Grupo RBS e a cada pessoa e empresa que colaborou e proporcionou que a Rede de Bancos de Alimentos levasse esperança de uma vida melhor a milhares de pessoas.


>>>   Confira a matéria de encerramento do Natal do Bem 2023 no link: bit.ly/nataldobem23


Natal do Bem em números


Natal do Bem 2023
· 1.081.100 quilos de alimentos arrecadados
· Equivalente a 3.243.300 refeições
· 289.064 pessoas atendidas
.  72.266 famílias atendidas
·   1.000 instituições beneficiadas
 
5ª edição das Cavalgadas do Bem
· 107.000 Quilos de alimentos arrecadados
· 166 Grupos inscritos
· 92 Cidades inscritas

 Natal do Bem 2015 a 2023
9 anos de Campanha + de 5 milhões
· 5.014.959 quilos de alimentos arrecadados
.  Equivalente a 15.044.877 refeições
· 1.340.898  pessoas atendidas
· 335.224 famílias atendidas
· 1.000 instituições beneficiadas
 

08/01/24