Voltar
Notícia

O que é um herói de verdade?

Para a Rede de Bancos de Alimentos do RS um herói são todos que se unem para combater a fome e levar esperança e esse é o tema principal da revista Fazer Bem ed. 13, de dezembro de 2023

 

n/d

 

O que é um herói? Para o dicionário da Língua Portuguesa, herói é alguém corajoso, valente, protetor, protagonista de uma história. Para a Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul, todos que se juntam a essa verdadeira superliga de combate à fome, seja como voluntário, doador ou beneficiário, não há definição melhor: aqueles que fazem o alimento chegar à mesa de quem mais precisa são super-heróis. E para reconhecer esses heróis, a Rede de Bancos de Alimentos lançou o selo BAH – Heróis do Banco de Alimentos, que é tema da matéria principal de sua revista Fazer Bem edição nº 13, lançada neste mês de dezembro.

 

A edição que acaba de sair do forno apresenta outros temas importantes, que demonstram que por intermédio da união de esforços é possível continuar a busca de uma vida melhor e mais igualitária para todos. A Rede de Bancos de Alimentos do RS, formada por 25 bancos associados em todas as regiões do Estado, atende mensalmente 1.000 organizações sociais cadastradas, como creches e casas de permanência de idosos, que proporcionam refeições diárias a milhares de pessoas. Além disso, a Rede sempre ampara quem necessita de apoio emergencial, como no caso dos três grandes adventos climáticos que afetaram o Estado: os ciclones de junho e setembro e as enchentes de novembro, tema de uma matéria importante.

 

A publicação de 68 páginas é um retrato de que a semente plantada no ano 2000, quando foi lançado o Banco de Alimentos de Porto Alegre, o primeiro do Brasil, criado no Conselho de Cidadania da FIERGS, vem rendendo bons frutos e também germinou o propósito para outras ações inéditas e importantes no país, como a criação da Fundação Gaúcha dos Banco Sociais, também originada no Conselho de Cidadania da FIERGS em 2003. Neste mês de dezembro, essa instituição que revolucionou a forma de combater o desperdício na área industrial em prol dos mais necessitados completa 20 anos com uma maturidade excepcional, englobando vários segmentos, não só da indústria, mas de outras áreas fundamentais para o bem-estar social, como a cultura, por intermédio do Banco de Livros, que chega aos 15 anos com números expressivos de arrecadação e doações.

 

Essas conquistas são pautas da revista, que também relembra a trajetória dos Bancos de Órgãos e Transplantes e de Tecido Humano-Pele. Este último chega aos 18 anos proporcionando um grande serviço à sociedade.  Ambos são sediados na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, que completa 220 anos e motiva o sentimento de orgulho por seu pioneirismo e reconhecimento nacional, também é destaque na publicação da Rede de Bancos de Alimentos do RS.

 

São iniciativas inéditas no país, que abriram caminho para o cenário empresarial assumir protagonismo na área social, já demonstrando, naquela época, anos 2000 e 2003, um zelo sob os conceitos ESG, do inglês Environmental, Social and Governance, cujas definições se tornaram proeminentes anos depois, frente aos desafios da sociedade contemporânea.

 

Essas e outras histórias da vida real apresentadas nesta edição da revista Fazer Bem convergem a um único propósito: contribuir para que todos tenham uma vida melhor. 

 

Boa leitura! Acesse a edição clicando aqui Fazer Bem nº 13


 

22/12/23