Voltar
Notícia

Rede de Bancos de Alimentos do RS lança a campanha Natal do Bem 2023

n/d

 

A campanha Natal do Bem, uma parceria entre a Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul e o Grupo RBS, chega a sua 9ª edição com o propósito de continuar o enfrentamento à insegurança alimentar e nutricional que acomete milhares de gaúchos. Lançada no dia 28 de outubro, com transmissão ao vivo pelo Jornal do Almoço, a ação será promovida durante 71 dias de grande exposição nos veículos do Grupo de Comunicação RBS, incentivando a doação de alimentos para levar esperança de uma vida melhor a quem mais necessita. Todos os Bancos de Alimentos associados à Rede de Bancos de Alimentos, da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS, estarão ainda mais unidos neste grande esforço, que vem acumulando êxitos ao longo dos anos. Desde a criação do Natal do Bem, em 2015, quase 4 milhões de quilos de alimentos já foram doados. 

 

O lançamento da campanha Natal do Bem ocorreu simultaneamente em três cidades: Porto Alegre, Alegrete e Canela, com jornalistas da RBS TV fazendo transmissões ao vivo. Em Porto Alegre, o evento foi promovido em três pontos. No Mercado Público, a jornalista Isabel Ferrari apresentou a campanha ao vivo, ao lado de voluntários, de diretores do Banco de Alimentos de Porto Alegre e da dupla Arroz e Feijão. Ainda em Porto Alegre, crianças da Pequena Casa da Criança estiveram no Estúdio do Jornal do Almoço cantando a música do Natal do Bem e encantando os telespectadores. Outro ponto de transmissão para o Jornal do Almoço foi do Lar Maria de Nazaré. Ambas as entidades são beneficiadas pelo Banco de Alimentos.

 

Já em Alegrete, foi dada a largada da 5ª Edição da Cavalgada do Bem, a maior ação social do tradicionalismo gaúcho, que somente em 2022, teve 122 inscrições de grupos de cavalarianos, com arrecadação de 105 toneladas de alimentos. 

 

O Natal do Bem é a maior fonte de arrecadação dos Bancos de Alimentos no período de Natal, conquistando a população e levando o espírito de solidariedade para todos os lares gaúchos.

 

5ª Cavalgada do Bem

 

A 5ª edição das Cavalgadas do Bem acontecerá no dia 9 de dezembro, em todo o Rio Grande do Sul, beneficiando os Bancos de Alimentos. A ação conta com o apoio do Movimento Tradicionalista Gaúcho e faz parte da campanha Natal do Bem. 

Artistas são convidados a participar, nas principais cidades, como padrinhos. As inscrições para as Cavalgadas podem ser feitas no site oficial do evento (cavalgadasdobem.com.br), onde devem ser preenchidos os dados das entidades organizadoras, com a opção de cadastrar, além da mobilização a cavalo, pontos de coleta em CTGs e piquetes. A ideia é realizar arrecadação também em eventos promovidos por essas entidades, como rodeios e bailes. 

 

Para realizar as cavalgadas, CTGs e piquetes devem cadastrar o evento na respectiva Inspetoria Veterinária, e orientar os cavaleiros a manter exames em dia e Guia de Trânsito Animal. A distribuição dos donativos será feita às unidades do Banco de Alimentos, nas cidades onde a instituição está presente. Nas demais, as doações serão feitas às entidades escolhidas pelos grupos de cavalgadas e CTGs.

 

O clipe oficial das "Cavalgadas do Bem" será gravado em Alegrete, com a participação dos músicos César Oliveira & Rogério Melo, Guilherme Jaques, Mauro Silva e Rafael Cunha.

 

Como doar através do Doe Alimentos

 

Este ano, assim como na edição anterior, as doações poderão ser feitas de forma virtual no site Doe Alimentos, acessando aqui. Na página, é possível montar e doar uma cesta de alimentos com itens e quantidade a escolha do doador.

 

Quem doar poderá escrever uma mensagem de Natal contando de que forma espera impactar na vida de quem receberá a doação. Ao longo da campanha, as mensagens escolhidas serão divulgadas ao vivo, durante o Jornal do Almoço.

 

n/d n/d n/d

31/10/23