Voltar
Notícia

Doe: um livro fechado é uma história que ninguém conhece

n/d

Banco de Livros recebe doações de obras em estande na Feira do Livro

 

O tema da 69ª Feira do Livro de Porto Alegre “Quem lê, sabe o caminho” é muito significativo para o Banco de Livros da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, da FIERGS, que tem proporcionado oportunidades infinitas a milhares de beneficiários de suas doações ao longo de sua história. São 15 anos de atividades, que serão completados no dia 5 de novembro, celebrando a criação do primeiro Banco de Livros do Brasil.  A data será comemorada no espaço onde o projeto foi lançado à sociedade no ano 2008, na programação da 54ª Feira do Livro, daquele ano. Muito se conquistou nestes 15 anos e a Praça da Alfândega tem sido um extraordinário local de arrecadação de doações de obras dos mais diversos gêneros para que o Banco de Livros possa cumprir sua missão: garantir maior acesso à cultura, inspirando, transformando vidas e possibilitando a abertura de novos horizontes a todos, gratuitamente. Um livro fechado é uma história que ninguém conhece, por isso é importante doar livros.

 

Anualmente a Praça da Alfândega é o principal ponto cultural do Estado e durante 20 dias, de 27 de outubro a 15 de novembro, o Banco de Livros, presidido por Waldir da Silveira, estará com um estande na Feira do Livro recebendo doações de livros em bom estado, que estejam em perfeitas condições de ser usufruídos por outras pessoas. 

 

Quem recebe os livros
As doações feitas pela comunidade permitem que o Banco de Livro aporte acervos ou mesmo monte novos espaços em diferentes ambientes, como hospitais, escolas, asilos, presídios e bibliotecas comunitárias.  “Em 2023, atendemos uma grande demanda de bibliotecas comunitárias, criadas principalmente por associações de bairros de Porto Alegre, que têm suprido o papel do poder público oferecendo espaços de leitura e empréstimos de livros.

Estas bibliotecas têm sido importantes, senão as únicas, referências de leitura e disseminação de conhecimento nas comunidades mais vulneráveis”, destaca a bibliotecária responsável pelo Banco de Livros, Neli Miotto. Quando necessário, o Banco de Mobiliários também é parceiro nos projetos, mobiliando as bibliotecas com estantes, mesas e cadeiras, deixando as salas mais aconchegantes e totalmente equipadas.

Outro segmento que também demanda muitos livros é o de hospitais. Em Porto Alegre, cinco casas de saúde recebem obras todo mês, possibilitando a pacientes e familiares relaxantes minutos ou horas de leitura, deixando o período de internação mais leve. “Normalmente eles levam para casa os livros, e isso é ótimo, significa que a leitura proporcionou momentos felizes, mas gera uma grande demanda de doações”, ressalta Neli. 

Em parceria com a Susepe, o Banco de Livros também mantém espaços de leituras em 105 das 114 unidades prisionais do Estado, disponibilizando além de livros o projeto chamado Passaporte para o Futuro, pelo qual pessoas em situação de privação de liberdade têm acesso à informação e à literatura. O projeto visa o desenvolvimento pessoal, subsidiando materiais literários e didáticos para que os reclusos se preparem para o ENEM. Além disso, o Passaporte edita a cada dois anos o livro “Vozes de um Tempo”, escrito somente por apenados. Já são cinco volumes publicados.

São inúmeras demandas de segmentos diversos de todo o Estado e por isso o Banco de Livros necessita de doações contínuas da comunidade.  

 

Como doar
Durante a Feira do Livro, o Banco estará com um estande localizado na área infanto-juvenil, em frente ao Memorial do RS, ao lado Santander Cultural. Outra referência é que o Banco de Livros estará ao lado do palco de contação de histórias.

O Banrisul também disponibilizou uma caixa de coleta para receber doações em seu estande, localizado na área central da feira, ao lado do balcão de informações, bem em frente ao palco de autógrafos. 

Além disso, vários estacionamentos da Safe Park são parceiros e recebem diariamente, durante todo o ano, doações em prol do Banco de Livros (saiba onde doar pelo link: bit.ly/ondedoarlivros)

Durante a feira, a empresa Safe Park também terá voluntários participantes do projeto Jovem Aprendiz atuando no estande do Banco de Livros. “Precisamos muito de voluntários para nos ajudar a receber as doações”, destaca Neli Miotto.  

Qualquer pessoa pode ser voluntária, basta se informar pelo telefone (51) 3026 8020 e solicitar para falar com a equipe do Banco de Livros.

 

O que doar
A maior necessidade, neste momento, são materiais infanto-juvenis, gibis e quadrinhos, além de livros literários em geral. “Histórias em quadrinhos ou gibis têm um roteiro fácil e atraente, que encantam crianças e jovens, estimulando o imaginário com as ilustrações conectadas ao texto, sendo grandes incentivadores do prazer pela leitura”, afirma a bibliotecária Neli Miotto. 

 

SERVIÇO
Arrecadação de doações de livros do Banco de Livros, na 69ª Feira do Livro de Porto Alegre
Local: Estande do Banco de Livros na área infanto-juvenil, em frente ao Memorial do RS, na Praça da Alfândega, no Centro de Porto Alegre
Período: de 27 de outubro a 15 de novembro, das 10h às 20h30min


 

26/10/23