Voltar
Notícia

Lançamento da 9ª edição do Natal do Bem acontece neste sábado, em três cidades gaúchas

n/d

O Natal do Bem, campanha do Grupo RBS em parceria com a Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul, chega a sua 9ª edição. O lançamento ocorrerá dia 28 de outubro, com transmissão ao vivo, no Jornal do Almoço. Serão 71 dias de grande exposição nos veículos do Grupo RBS e no Programa Jornal do Almoço, arrecadando alimentos e levando mais esperança para os Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul. Desde a criação do Natal do Bem, em 2015, quase 4 milhões de quilos já foram doados. O lançamento acontecerá simultaneamente em três cidades gaúchas: Porto Alegre, Alegrete e Canela. 

 

Em Canela, o Papai Noel e seu ajudante estarão celebrando o Natal, o significado da data e a importância da doação, com a presença de uma atração surpresa. Já em Alegrete, será dada a largada da 5ª Edição da Cavalgada do Bem, a maior ação social do tradicionalismo gaúcho, que somente em 2022, teve 122 inscrições de grupos de cavalarianos, com arrecadação de 105 toneladas de alimentos. 

 

Em Porto Alegre, o evento ocorrerá em três pontos distintos. Na Orla do Guaíba, os apresentadores da RBS TV, junto aos Voluntários e a dupla Arroz e Feijão arrecadarão alimentos não perecíveis. Em caso de chuva, a ação de arrecadação será transferida para o Mercado Público. Ainda em Porto Alegre, 15 crianças da Pequena Casa da Criança estarão no Estúdio do Jornal do Almoço cantando a música do Natal do Bem e encantando os telespectadores; Já no Lar Maria de Nazaré será mostrado o trabalho desenvolvido na entidade, que atende idosos. Ambas as entidades são beneficiadas pelo Banco de Alimentos.

 

Nas oito edições do Natal do Bem, foram arrecadados 3.933.859kg de alimentos. Isso representa 11,8 milhões de refeições na mesa das pessoas que mais precisam. O Natal do Bem é a maior fonte de arrecadação dos Bancos de Alimentos no período de Natal, conquistando a população e levando o espírito de solidariedade para todos os lares gaúchos.

 

5ª Cavalgada do Bem
A 5ª edição das Cavalgadas do Bem acontecerá no dia 9 de dezembro, em todo o Rio Grande do Sul, beneficiando os Bancos de Alimentos. A ação conta com o apoio do Movimento Tradicionalista Gaúcho e faz parte da campanha Natal do Bem. 
Artistas serão convidados a participar, nas principais cidades, como padrinhos. As inscrições para as Cavalgadas podem ser feitas no site oficial do evento (cavalgadasdobem.com.br), onde devem ser preenchidos os dados das entidades organizadoras, com a opção de cadastrar, além da mobilização a cavalo, pontos de coleta em CTGs e piquetes. A ideia é realizar arrecadação também em eventos promovidos por essas entidades, como rodeios e bailes. 

 

Para realizar as cavalgadas, CTGs e piquetes devem cadastrar o evento na respectiva Inspetoria Veterinária, e orientar os cavaleiros a manter exames em dia e Guia de Trânsito Animal. A distribuição dos donativos será feita às unidades do Banco de Alimentos, nas cidades onde a instituição está presente. Nas demais, as doações serão feitas às entidades escolhidas pelos grupos de cavalgadas e CTGs.

 

O clipe oficial das "Cavalgadas do Bem" será gravado em Alegrete, com a participação dos músicos César Oliveira & Rogério Melo, Guilherme Jaques (ex-vocalista do grupo Carqueja), Mauro Silva e Rafael Cunha. 

 

Como doar através do Doe Alimentos
Este ano, assim como na edição anterior, as doações poderão ser feitas de forma virtual no site www.doealimentos.com.br. Na página, é possível montar e doar uma cesta de alimentos com itens e quantidade a escolha do doador.

 

Quem doar poderá escrever uma mensagem de Natal contando de que forma espera impactar na vida de quem receberá a doação. Ao longo da campanha, as mensagens escolhidas serão divulgadas ao vivo, no Jornal do Almoço.

 

Empresas e indústrias também podem realizar doações de gêneros alimentícios ao Banco de Alimentos, entrando em contato pelo e-mail: bancodealimentos@bancodealimentosrs.org.br ou através do site redebancodealimentos.org.br

26/10/23