Voltar
Notícia

Rede de Bancos de Alimentos celebra o Dia Mundial da Alimentação

n/d

O Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro, é uma data de grande relevância global, que destaca a importância da nutrição e da segurança alimentar. Nesse dia, o mundo se une para conscientizar e combater a fome, promovendo uma alimentação saudável e sustentável.

 

Para a Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul, essa data é de especial importância, pois a organização desempenha um papel crucial na luta contra a fome e na promoção da saúde e segurança alimentar na região. Atualmente a Rede é composta por 25 bancos de alimentos associados, abrangendo 31 cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Somente no período de pandemia, os Bancos de Alimentos arrecadaram e distribuíram 14 milhões de quilos de alimentos, o que representa 42 milhões de refeições que beneficiaram pessoas atendidas em 964 entidades.

 

Além de combater a fome, os Bancos de Alimentos desenvolvem projetos de Nutrição e Segurança Alimentar, em benefício de suas entidades e pessoas atendidas. Esses projetos visam promover uma alimentação saudável e nutritiva, levando mais saúde e bem-estar, beneficiando gestantes, bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos. Em Porto Alegre, são desenvolvidos seis Projetos, abrangendo todas as idades.

 

O Projeto Nutrindo o Amanhã, foi criado em 2004, para trabalhar pela saúde de crianças e adolescentes das instituições sociais cadastradas. Era preciso incentivar e levar o conhecimento de uma alimentação capaz de possibilitar um crescimento saudável.

 

A partir do primeiro projeto, houve uma sucessão de projetos de Nutrição e Saúde, sempre comandados pela equipe de nutricionistas. O projeto Cozinha Nota Dez foi criado para auxiliar as instituições a resolver diversas inadequações e situações de riscos em suas cozinhas. Já o Projeto Primeiros Passos foi criado a partir das demandas observadas no Nutrindo Amanhã, pois as nutricionistas identificaram a necessidade de cuidado com as crianças dos berçários.

 

A preocupação com o bem-estar dos beneficiários também acolheu o público idoso. O projeto Passos da Longevidade foi criado para oferecer subsídios a uma melhor qualidade de vida e prevenir agravos de doenças. Já o Projeto Oficina do Sabor oferece oficinas culinárias sobre alimentação saudável, direcionadas aos idosos atendidos pelas instituições beneficiárias.

 

O Projeto Funcionalidade para Idosos oferece atividades físicas e aporte nutricional a fim de possibilitar um envelhecimento mais saudável, com exercícios terapêuticos associados à participação de oficinas de saúde e nutrição.

 

O Dia Mundial da Alimentação serve como um lembrete de que a fome e a insegurança alimentar ainda são uma realidade em muitas partes do mundo e que, juntos, podemos fazer a diferença. O trabalho da Rede de Bancos de Alimentos é um exemplo de como a conscientização e a ação podem impactar positivamente a vida das pessoas, garantindo que todos tenham acesso a alimentos nutritivos e essenciais para uma vida saudável. Portanto, celebrar o Dia Mundial da Alimentação é não apenas um ato simbólico, mas uma oportunidade de apoiar organizações como essa e se envolver ativamente na erradicação da fome.

16/10/23