Voltar
Notícia

Bancos Sociais da FIERGS promovem feira multicultural

n/d

Na 1ª Feira, realizada em julho, a autora Viviane de Gil conversou com o público sobre seu livro infantil Conto de Aldeia

 

A Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS realizará em março de 2024 sua 2ª Feira Multicultural, com atividades que envolvem quatro Bancos Sociais: Banco de Livros, Banco de Mobiliários, Banco de Vestuários e Banco de Alimentos. 


Quatro escolas de educação infantil e quatro organizações sociais que atendem idosos participarão de circuitos de oficinas educativas e culturais, com atividades de educação alimentar, pintura de itens de madeira e customização de mochilas e bolsas. 


O Banco de Livros promoverá contação de histórias e entregará aos idosos e as crianças participantes brindes, kits com livros de acordo com sua faixa etária. Já instituições sociais que atendem crianças receberão um kit com livros e brinquedos pedagógicos, e as organizações dos idosos receberão jogos pedagógicos.


O público em geral terá à sua disposição, no turno da tarde, atividades de cuidados com a saúde, com aferição de pressão arterial e rastreamento de pé diabéticos, com atendimento feito por uma equipe de Enfermagem da Unisinos, que ministrará, ainda, oficina de informações sobre doenças crônicas. Além disso, participantes das oficinas e comunidade em geral poderão escolher livros de diversos gêneros, distribuídos gratuitamente pelo Banco de Livros, no sistema pegue e leve.


PROGRAMAÇÃO


A 2ª Feira Multicultural da FGBS será realizada em circuitos de oficinas, em dois turnos. Das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30. 

 

Contação da história “Jacaré com Jaca”, de Rosana Rios
Estande com livros no sistema pegue e leve

 

Oficina de pintura de brinquedos de madeira (crianças) e de caixa multiuso de madeira (idosos)

 

Oficina de customização de mochilas (crianças) e de bolsa/necessaire (idosos)

 

Oficina “Sanduíche da Maricota” (crianças) e Oficina “Como são classificados os alimentos pelo processamento?” (idosos)

 

Oficina sobre doenças crônicas, aferição e pressão e rastreamento de pé diabético.

 

CONHEÇA A FGBS


Localizada no bairro Sarandi, em Porto Alegre, a Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais (FGBS) atende a milhares de pessoas todos os dias, chegando nas organizações sociais cadastradas com diferentes abordagens, seja entregando alimentos ou promovendo atividades de projetos de Nutrição e Saúde, seja doando livros, materiais de construção, computadores, entre outros. Além disso, diariamente muitos beneficiários vão à sede para atividades diversas, como cursos ou tarefas dos projetos proporcionados pela equipe de Nutrição e Saúde do Banco de Alimentos de Porto Alegre.


A Fundação foi criada em 2003, no Conselho de Cidadania da FIERGS, a partir da bem sucedida experiência do Banco de Alimentos de Porto Alegre, o primeiro do gênero no Brasil, criado no ano 2000. A missão da Fundação é "transformar o desperdício em benefício social", oferecendo às comunidades carentes excedentes dos mais diversos segmentos e fortalecendo iniciativas do Terceiro Setor.


A FGBS atende a mais de 1.000 instituições sociais, agregando 14 Bancos Sociais: Banco de Alimentos; Banco de Computadores; Banco de Gestão e Sustentabilidade; Banco de Livros; Banco de Órgãos e Transplantes; Banco de Materiais de Construção; Banco de Mobiliários; Banco do Plástico; Banco de Projetos Comunitários; Banco de Refeições Coletivas; Banco de Resíduos; Banco de Tecido Humano-Pele; Banco de Vestuários e Banco de Voluntários.

 

SERVIÇO
2ª Feira Multicultural da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais

Quando: 22 de novembro de 2023
Horário: Manhã - das 9h às 11h30; Tarde - das 13h30 às 16h30
Local: Sede da FGBS - Av. Francisco Silveira Bitencourt, 1928. Bairro Sarandi – Porto Alegre

 

n/d

06/10/23