Voltar
Notícia

Sábado Solidário e Trote Solidário contam com a solidariedade do povo gaúcho no próximo final de semana

n/d

 

O próximo sábado (8) será marcado por duas importantes Campanhas de arrecadação de alimentos, que ocorrem em mais de 100 supermercados gaúchos, recebendo doações que beneficiarão 964 entidades atendidas pela Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul. A Campanha Sábado Solidário acontecerá em 22 cidades gaúchas, envolvendo mais de 500 voluntários, devidamente uniformizados, os quais receberão alimentos em frente a dezenas de supermercados participantes. Já o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS) e o Núcleo Acadêmico do Simers (NAS) promovem, neste sábado, a segunda edição do Trote Solidário de 2022. A ação contará com a doação de alimentos que serão destinados aos Bancos de Alimentos, envolvendo calouros e veteranos de quatro universidades de Medicina que participarão da ação em 17 supermercados. 

 

O Sábado Solidário é realizado em parceria com as principais redes de supermercados do Estado do Rio Grande do Sul, mensalmente, e conta com milhares de voluntários do Rotary, Lions, Diaconias, Escoteiros, entre muitos outros. Os voluntários desenvolvem a ação nos supermercados estimulando doações de alimentos. A iniciativa é uma das mais importantes fontes de arrecadação de doações para os Bancos, além de oferecer oportunidade à população de participar desta iniciativa que busca minimizar a fome. No dia 8 de outubro, o Sábado Solidário acontecerá em 22 cidades e envolverá os Bancos de Alimentos de: Alegrete, Alvorada, Cachoeirinha, Camaquã, Canoas, Caxias do Sul, Cruz Alta, Gravataí, Pelotas, Porto Alegre, Região do Calçado (Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Sapiranga), Santa Maria, Tramandaí, Vale do Sinos (São Leopoldo, Esteio, sapucaia e Portão), Venâncio Aires e Viamão. Ainda no mês de outubro, as cidades de Torres e Uruguaiana realizarão a Campanha no dia 15; já Rio Grande, realizará o Sábado Solidário no dia 22.

 

A Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul foi instituída no ano 2000, e desde então, realiza o Sábado Solidário, com o objetivo de angariar doações que são destinadas às pessoas atendidas em creches, asilos, lares de excepcionais, casas de passagens, associações, clubes de mães entre outras ONGS. Somente em 2021, foram arrecadados 196.767 quilos de alimentos nas ações do Sábado Solidário, o que mostra que com um pouquinho de cada um, estamos conseguimos vencer a fome no Rio Grande do Sul.

 

O Núcleo Acadêmico do Simers (NAS) está promovendo a segunda edição do Trote Solidário neste ano de 2022. No dia 8 de outubro, o Trote Solidário será realizado pela UFRGS, em Porto Alegre; ULBRA, em Canoas e Porto Alegre; FEEVALE, em Novo Hamburgo; e UNISINOS, em São Leopoldo e Porto Alegre. Neste semestre, 15 faculdades de Medicina no Estado realizarão a ação, em 13 cidades gaúchas, nos dias 8, 15 e 22 de outubro. 

 

Somente no primeiro semestre de 2022, o Trote Solidário contou com a participação de 2.224 acadêmicos de medicina, de 19 universidades do Rio Grande do Sul, arrecadando 24,6 toneladas de alimentos. A ação conta com a doação de alimentos que são destinados à Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul, doação de sangue aos hemocentros cadastrados, arrecadação de tampas de garrafa pet e o retorno do cadastro de doadores de medula óssea. A doação de alimentos também pode ser realizada em formato online, escolhendo uma universidade participante do site http://trotesolidario.com.br.

 

Para realização das duas Campanhas, a Rede de Bancos de Alimentos RS conta com a parceria da Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS) e do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado do Rio Grande do Sul (SETCERGS), responsável pelo gerenciamento logístico.

 

Os Bancos de Alimentos atuam como gerenciadores de desperdícios administrando três operações: coleta, armazenamento e distribuição qualificada de alimentos. Em 21 anos, a Rede de Bancos de Alimentos RS já arrecadou e distribuiu mais de 70 milhões de quilos de alimentos. Juntos, os Bancos de Alimentos beneficiam 964 instituições no Estado, doando uma média de 400 mil quilos de alimentos por mês. 

06/10/22