Voltar
Notícia

Grupo RBS e Rede de Bancos de Alimentos RS lançam a 7ª edição do Natal do Bem

n/d

 

Procurando tornar o Natal mais feliz, igualitário e fraterno, a Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul e o Grupo RBS deram as mãos para lançar a 7ª edição do Natal do Bem, buscando ajudar a população que continua lutando contra o COVID-19 e a fome. A Campanha será lançada no dia 23 de outubro, em Canela, e contará com o envolvimento de todos os Bancos de Alimentos do Estado e emissoras da RBS TV. Outra grande novidade do Natal do Bem é a 3º Edição das “Cavalgadas do Bem”, um movimento que unirá gaúchos de todo o Estado em prol daqueles que mais precisam.

 

As arrecadações de alimentos continuarão acontecendo de forma virtual através do site www.doealimentos.com.br , beneficiando os Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul e mais de 900 entidades no Estado. Nesta edição, o doador será convidado a deixar uma mensagem de Natal durante a doação no site, a qual poderá ser lida ao vivo, no Jornal do Almoço.

 

O “Natal do Bem” é uma corrente de solidariedade entre pessoas que tem um pouquinho a oferecer para aquelas que nada têm. Em seis anos de parceria, mais de 2,1 milhão de quilos de alimentos foram doados, o equivalente a 6 milhões de pratos de alimentos. O sentimento de solidariedade tomou conta da população em 2020, quando a sociedade não mediu esforços para ajudar as pessoas que necessitavam nesse momento de pandemia. Agora, mais do que nunca, precisamos unir forças para proporcionar um Natal mais digno às famílias gaúchas.

 

A 3ª Edição da Cavalgada do Bem será lançada em 26 de outubro, no Jornal do Almoço, convidando CTGS, Piquetes e Grupos de Cavalgadas a realizar as inscrições no site desenvolvido especialmente pela Agência Conjunto para a ação. As Cavalgadas acontecerão em todo o Rio Grande do Sul, no dia 18 de dezembro de 2021, arrecadando alimentos de porta em porta, com destinação aos Bancos de Alimentos e Núcleos Bancos de Alimentos. Em função da pandemia, o número de participantes por cavalgada será limitado e outras medidas serão adotadas, como o distanciamento mínimo de 1 metro entre os cavalos, e o uso de máscara, para garantir a saúde dos participantes e doadores. A última edição das Cavalgadas do Bem reuniu 5 mil prendas e peões em dezembro de 2019, com 196 grupos inscritos em 116 municípios do Rio Grande do Sul. Somente nesta edição, foram arrecadadas 90 toneladas de alimentos. 

 

Para realizar um Natal do Bem mais digno para o povo gaúcho, diversas organizações já se uniram à causa, tais como: Grupo RBS, RBS TV, Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, Jornal do Almoço, Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), Agência Conjunto, PluGzOne, SETCERGS, FETRANSUL, Rotary, Lions, Escoteiros do Brasil-Rio Grande do Sul, entre outros parceiros e empresas.

 

Relembre as edições anteriores do Natal do Bem:

No primeiro ano do Natal do Bem, 60 toneladas de alimentos não perecíveis foram arrecadados. Em 2016, 111 toneladas. Para superar a meta, em 2017, outros veículos do Grupo RBS passaram a integrar o projeto, quando foram arrecadadas 266 toneladas. Em 2018, com a realização da primeira Cavalgada do Bem, os números aumentaram significativamente, chegando a 454 toneladas de alimentos. Já em 2019, através da parceria com o Desafio Farroupilha e a segunda Cavalgada do Bem, foram arrecadados 591 toneladas de alimentos. Mesmo em tempos de pandemia, em 2020, o Natal do Bem superou novamente as edições anteriores, arrecadando 640 toneladas de alimentos.

 

Os alimentos arrecadados em todas as edições foram distribuídos nas próprias cidades onde foram recolhidos. Onde existiam unidades do Banco de Alimentos, a doação foi destinada às diversas instituições beneficiadas pelo Banco. Nas demais cidades, os alimentos foram entregues às instituições da localidade, pelos próprios parceiros.

 

Participe conosco do Natal do Bem!

22/10/21