Voltar
Notícia

Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS recebe homenagem da Assembleia Legislativa

n/d

 

A Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS será homenageada na próxima segunda-feira (12) com a Medalha da 55ª Legislatura, da Assembleia Legislativa por proposição da deputada Patrícia Alba. O Presidente do Conselho de Curadores da Fundação, Gilberto Porcello Petry receberá o reconhecimento.

 

A Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais – Indústria da Solidariedade, foi criada em 06 de dezembro de 2003, pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS). A iniciativa é pioneira no País e possui envolvimento direto das indústrias do Estado buscando inserir com mais efetividade o empresariado gaúcho na área da responsabilidade social, além de oferecer natureza jurídica e facilitar a operacionalização do Projeto dos Bancos Sociais. O projeto foi idealizado no Conselho de Cidadania da FIERGS e teve como principal estímulo o êxito do Banco de Alimentos. A Fundação tem como papel fundamental “transformar o desperdício em benefício social”. Além de distribuir produtos perfeitamente utilizáveis para as instituições atendidas, são ofertados cursos de iniciação e qualificação profissional e de técnicas de gestão empresarial.

 

Os Bancos Sociais atendem as mais diversas instituições do 3º Setor, levando todos os tipos de benefícios necessários para uma melhor qualidade de vida. Somente em Porto Alegre, são beneficiadas mais de 400 instituições, mensalmente.

 

O Conselho de Cidadania da FIERGS desenvolveu e implantou um "sistema catalisador" entre os segmentos empresariais que industrializam produtos que se identificam com as maiores demandas sociais das comunidades carentes, tais como, o problema da fome e Indústria da alimentação; do vestuário e indústria têxtil; de mobiliários e indústria moveleira; de inclusão digital e indústria de computadores; de materiais de construção e indústria da construção civil; e assim com os demais.

 

A Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS demonstra como "Ser Sustentável" na área de Responsabilidade Social Empresarial, utilizando o conceito de Economia Circular. Esta proposta educativa de redução, reutilização, recuperação e transformação, está alicerçada no princípio do "Cadle to Cadle”, e vem sendo praticada com muito êxito, por intermédio do Projeto dos Bancos Sociais.

 

O Projeto é desenvolvido numa área de 10.000m2, onde podem ser conferidas as práticas de vários setores da economia, demonstrando soluções  para os desperdícios, que são oferecidas principalmente às comunidades carentes de todo o Estado. São 14 Bancos Sociais: Banco de Alimentos, Banco de Computadores, Banco de Gestão e Sustentabilidade, Banco de Livros, Banco de Órgãos e Transplantes, Banco de Materiais de Construção, Banco de Mobiliários, Banco do Plástico, Banco de Projetos Comunitários, Banco de Refeições Coletivas, Banco de Resíduos, Banco de Tecido Humano-Pele, Banco de Vestuários e Banco de Voluntários. 
 

n/d

09/07/21