Voltar
Notícia

Senador Lasier Martins visita o Banco de Pele 

n/d

No dia 15 de junho, o Senador Lasier Martins conheceu as instalações do Banco de Pele, instalado na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Está sendo dado um passo definitivo para a autorização e regulamentação do uso de membrana amniótica e Lasier Martins está mobilizado forças para a aprovação da utilização da membrana como curativo biológico com propósito de cobertura cutânea pós-trauma e pós queimadura. 

 

O Banco de Pele têm a função de captar, processar, preservar e disponibilizar lâminas de pele alógena com a finalidade de transplante. Nas situações de queimaduras graves, o enxerto de pele é indispensável no tratamento e manutenção da vida dos pacientes. A membrana amniótica, utilizada há décadas em diversos países, pode substituir a pele, com a vantagem de ser mais acessível, além de ser mais econômica. A aprovação do seu uso pelo Conselho Federal de Medicina, e posteriormente a inclusão da membrana amniótica para transplantes de queimados pelo Ministério da Saúde ajudará a salvar mais vidas no Brasil.  

 

O Banco de Tecido Humano Pele Dr. Roberto Corrêa Chem, instalado na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre é integrante do Projeto dos Bancos Sociais da FIERGS, sob a presidência e Responsabilidade Técnica do Dr. Eduardo Mainieri Chem. Envia pele para todos os Estados brasileiros, e somente em 2020, enviou 40.488 cm², para 31 transplantes no País. 

18/06/21