Voltar
Notícia

"Bê-á-bá Digital" orientará idosos no uso de ferramentas digitais durante a pandemia

n/d
    
Uma cartilha produzida por aluna da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) em parceria com o Conselho Municipal do Idoso (COMUI) e o Banco de Alimentos de Porto Alegre será distribuída a idosos da capital gaúcha para auxiliá-los no uso de ferramentas digitais para superar o distanciamento provocado pela pandemia de Covid-19. Intitulada "Bê-á-bá Digital", a obra é decorrente do trabalho de conclusão de curso de graduação em Biomedicina da estudante Giovana Diniz de Oliveira Bonetti, sob a orientação da professora Claudia Giuliano Bica, e foi publicada recentemente na Editora da UFCSPA. Também participam da autoria da obra Eleonora Kehles Spinato, do Conselho Municipal do Idoso, e a presidente do Grupo Longevidade Viva a Vida Cristina Padilha Lemos. 
    
O material impresso será distribuído gratuitamente pelo Banco de Alimentos de Porto Alegre a grupos de convivência de idosos registrados no Conselho Municipal do Idoso, Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC), grupos organizados em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e idosos ligados à Secretaria Municipal de Esportes. A distribuição também deverá ser feita a outros grupos de convivência da cidade e alguns exemplares para bibliotecas de ILPIs. As primeiras cartilhas já foram distribuídas aos idosos da Associação de Moradores do Campo da Tuca, Clube de Mães Vila União, Associação dos Ferroviários, e Pequena Casa da Criança.
    
A cartilha, financiada pelo Fundo Municipal do Idoso, é constituída de um passo a passo em linguagem e formato acessível, orientando o uso de ferramentas virtuais. Segundo as autoras, a obra tem como objetivo promover a inclusão dos idosos em meio digital e a promoção da sua independência, possibilitando que esse público possa aprender a operar sites, e-mail e redes sociais de forma adequada, podendo interagir socialmente mesmo em situações de isolamento, como no atual período de pandemia. E apesar de chegar em um momento de urgência, trazendo soluções para os problemas imediatos relacionados ao distanciamento social, a cartilha também colabora na redução de dificuldades permanentes do idoso, facilitando, além da interação, o acompanhamento por parte das instituições de saúde. 
    
A cartilha "Bê-á-bá Digital" pode ser baixada gratuitamente na página da Editora da UFCSPA, ou no link: bit.ly/cartilhabeaba

12/03/21