Voltar
Notícia

Mais de 40 toneladas de alimentos arrecadados no Sábado Solidário

n/d

A primeira edição do “Sábado Solidário”, de 2020, mobilizou 19 cidades gaúchas no último sábado (7), arrecadando 41.793 kg de alimentos em mais de 100 supermercados participantes. A Campanha de arrecadação de alimentos da Rede de Bancos de Alimentos RS, ainda ocorrerá em outras três cidades no mês de março: Cruz Alta e Pelotas (14); e Rio Grande (28). As doações beneficiarão creches, asilos, lares de excepcionais, escolas, associações de bairro, e instituições que atendem pessoas carentes ou com necessidades especiais. 

Participaram da Campanha as seguintes cidades: Camaquã, Canoas, Cachoeirinha, Caxias do Sul, Cruz Alta, Encruzilhada do Sul, Gravataí, Guaíba, Porto Alegre, Região do Calçado (Campo Bom, Estância Velha, Novo Hamburgo, Sapiranga), Santa Maria, Tramandaí, Vale do Sinos (Esteio, Portão, São Leopoldo, Sapucaia) e Venâncio Aires. Centenas de Voluntários integrantes de Clubes de Rotary e Lions, diaconias, universidades, maçonaria, funcionários de empresas e grupos escoteiros participaram dessa grande campanha de arrecadação. 

Os parceiros do Sábado Solidário não mediram esforços para fornecer toda a ajuda necessária e garantir o sucesso da Campanha. Na capital gaúcha, a logística dos alimentos teve o apoio do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado do Rio Grande do Sul (SETCERGS), entidade responsável pelo gerenciamento logístico do Banco de Alimentos. As Empresas MINUANO e VITLOG – associadas ao SETCERGS – disponibilizaram dois caminhões, os quais percorreram os diversos bairros de Porto Alegre recolhendo alimentos em 20 supermercados, e levando as doações até o Banco de Alimentos, para posterior separação e montagem de cestas. A Campanha contou ainda com a parceria da Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS) e diversas redes de supermercados no Estado, as quais abriram as suas portas para a realização da ação. 

Os Bancos de Alimentos atuam como gerenciadores de desperdícios administrando três operações: coleta, armazenamento e distribuição qualificada de alimentos. Em 19 anos, a Rede de Bancos de Alimentos da FIERGS já arrecadou e distribuiu 50 milhões de quilos de alimentos. Juntos, os Bancos de Alimentos beneficiam 803 instituições no Estado, doando uma média de 400 mil quilos de alimentos por mês.

Confira as próximas datas do Sábado Solidário: 
•    04 Abril
•    09 Maio
•    06 Junho
•    04 Julho
•    08 Agosto
•    12 Setembro
•    03 Outubro
•    07 Novembro
•    05 Dezembro

10/03/20