Voltar
Notícia

BANCO DE LIVROS – 10 ANOS

n/d

Em comemoração aos 10 anos de fundação do Banco de Livros, será realizado, dia 12 de novembro, um Coquetel no Memorial do Rio Grande do Sul, às 15h. 

Criado há 10 anos, na Feira do Livro de Porto Alegre, o Banco de Livros é uma das iniciativas da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, instituída pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul - FIERGS. É uma instituição criada para garantir maior acesso da população á cultura. Para isso, monta espaços de leitura e bibliotecas em locais de baixa renda como comunidades carentes, hospitais, escolas, presídios e asilos. 

O Banco de Livros recebe doação de livros novos e usados de pessoas físicas, empresas e adquiridos através de campanhas. No Banco de Livros, uma equipe faz a triagem e a higienização dos exemplares, verificando as necessidades das instituições quanto à infraestrutura e acervo, definindo o perfil do leitor, selecionando o acervo de acordo com o perfil do público-alvo, organizando o espaço de leitura e entregando os livros.

Principais atividades do Banco de Livros nesses 10 anos:

•    Mais de 1.500.000 livros arrecadados;
•    Atendimento a mais de 1.200 bibliotecas e/ou espaços de leitura com livros, mobiliário e computadores;
•    Entrega de 99 espaços de leitura com mais de 190.000 livros nos presídios gaúchos;
•    Lançamento de quatro volumes do Livro “Vozes de um Tempo”, escrito pelos apenados do sistema prisional do Rio Grande do Sul;
•    Lançamento do livro “Vozes, pincéis e Dobras”, primeiro livro dos internos da Fase;
•    16 espaços de leitura criados em Postos de Saúde, em Porto Alegre.

Além destes citados, estão em andamento uma série de projetos em entidades como a Trensurb, catamarã, rodoviárias, hospitais e asilos que atendem milhares de pessoas que estão sendo estimuladas a lerem e criarem o hábito de leitura.

Aqueles livros que já cumpriram seu papel, ou seja, foram lidos ou não serão lidos, podem ser doados ao Banco de Livros, para que façam muitas outras pessoas felizes. Enfim, nossa missão é fazer o conhecimento circular.

Na feira, os livros poderão ser entregues no estande do Banco de Livros, na entrada da área infantil. As doações poderão também ser feitas nos estacionamentos da Safe Park localizados em Porto Alegre, Alvorada, Canoas, Caxias, Gramado, Lajeado e Passo Fundo ou ainda poderão ser entregues nas lojas da Redlar em todo o Estado.

Se sua entidade carente quiser construir um Espaço de Leitura, basta entrar em contato com balcaodeprojetos@bancossociais.org.br para orientações de como proceder.
 

12/11/19