Voltar
O Banco de Vestuários

O Banco de Vestuários é um dos 14 Bancos integrantes da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais. Esta Fundação criada pelo Conselho de Cidadania da FIERGS (Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul) tem como objetivo “Transformar os desperdícios em benefício social”.

 

O Banco de Vestuários é um catalisador do desperdício da indústria têxtil, onde se mostra como o desperdício pode se transformar em produto. Para as empresas que colaboram doando, além desenvolver a responsabilidade social dentro da empresa, evita o passivo ambiental.

 

Para ajudar na inserção de pessoas no mercado de trabalho, o Banco de Vestuários também oferece gratuitamente cursos de iniciação profisional. Durante o período de aulas, os alunos recebem material didático, uniforme e alimentação gratuitamente. São oferecidos os cursos de iniciação profissional: Transformação de retalhos têxteis em peças de decoração; Costura e acabamento em peças confeccionadas com retalhos e Reaproveitamento de roupas-Customização.

 

O Banco de Vestuários ainda desenvolve o Projeto “Reciclando com arte”, com o objetivo de gerar oportunidades aos formandos de seus cursos e artesãos em geral. São realizados trabalhos e  estruturação do Grupo, focando a exposição e comercialização de produtos confeccionados com resíduos têxteis em feiras realizadas na FIERGS e grandes empresas.  Todo o trabalho de assessoria propõe a  qualificação dos artesãos para o mercado de trabalho e  a renda é 100% exclusiva do artesão. Além da participação em feiras, os artesãos tem a oportunidade participar de palestras sobre o mercado de trabalho e como se tornar um Microempreendedor Individual (MEI).
 

n/d n/d
n/d n/d
Grupo Reciclando com Arte