Voltar
O Banco de Vestuários

Quem Somos

n/d

 

O Banco de Vestuários foi criado com a missão de identificar e recolher os excedentes industriais, retalhos, malhas, e resíduos em geral e repassá-los principalmente a Clubes de Mães, Grupos de Terceira idade, Associações de Bairros, Igrejas, Centros Comunitários que já mantenham serviços de corte e costura para suas comunidades, fazendo com que toda a sobra de produção possa suprir a falta de agasalhos, roupas de cama, colchas, cobertores, artesanatos, etc. A realidade social que teremos daqui a algum tempo depende apenas do que estamos fazendo hoje. Por isso, o Banco de Vestuários não é uma ação isolada, mas uma estrutura organizada e preparada para durar e fazer parte do nosso dia-a-dia. Já temos unidades de distribuição e confecção de agasalhos, além de um pavilhão adaptado as necessidades, com contêineres, de coleta e seleção de material. 
 
O Banco de Vestuários oferece também oferece cursos semi-profissionalizantes em parceria com o SENAI-RS. Os cursos oferecidos pela Fundação capacitam pessoas das localidades mais carentes da capital, as quais atuam como multiplicadores em suas comunidades formando núcleos de trabalho, gerando renda para o grupo e incentivando o aprendizado e crescimento profissional. As aulas ocorreram nas instalações dos Bancos Sociais, e são ministrados por instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RS), com carga horária entre 40h a 456h.  Durante o período de aula, os alunos também receberam material didático, transporte e alimentação gratuitos, oferecidos pela Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais.

 

Somente em 2020, o Banco de Vestuários doou 79.890 peças e 25.200 quilos de matéria prima, para 450 entidades. No exercício, contou com expressivas doações de importantes empresas gaúchas e internacionais, tais como: Lojas Renner (milhares de peças de vestuários); ANOREG (colchões e cobertores); entre outros. No rigoroso inverno de 2020, o Banco de Vestuários da FIERGS doou 12 mil cobertores para os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná através da Brazil Foundation.

 

O Banco de Vestuários formou ainda, desde a sua criação, 1.502 alunos nos cursos de qualificação e iniciação profissional gratuitos, oferecidos pela Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais em parceria com o SENAI-RS.

 

n/d