Voltar
O Banco de Resíduos

Projetos em Estudo

 

1.    BOLSA DE RECICLÁVEIS - RS
Contando com a parceria dos Sindicatos instituidores (SINBORSUL, SINDIQUIM, SINPASUL, SINDUSCON-RS, SINMETAL) e o SENAI-RS, oferece a possibilidade às empresas para contatos e relacionamentos, através de um Portal que permite a negociação e troca de resíduos, incentivando-as ao reuso de materiais e colaborando assim para um ambiente mais limpo e um mundo melhor.
Para atender as despesas de custeio, a Bolsa conta com a parceria do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul-BRDE. 

 

2.    CENTRO FIERGS DE REFERÊNCIA EM RESÍDUOS
Criação de um “Centro FIERGS de Referência em Resíduos” com o objetivo de desenvolver ações relacionadas à gestão integrada e gerenciamento de resíduos sólidos no Estado. Um órgão do Sistema Fiergs que tem como missão coletar, desenvolver, e difundir soluções tecnológicas, de gerenciamento e processamento de resíduos industriais, que possam servir como insumos ou matérias primas para outras empresas.

 

3.  FORMAÇÃO DE GESTORES DE RESÍDUOS
Está em desenvolvimento proposta de cursos de capacitação, e de extensão universitária, para a formação de gestores de resíduos, prevendo módulos sobre legislação, logística, operações unitárias e incentivos.

 

4. ESTIMULAR EMPRESAS DE RECICLAGEM
Trabalha para atrair ao estado empresas que utilizem produtos recicláveis como insumos ou matérias primas. Incentiva o desenvolvimento tecnológico para a recuperação de produtos usados em rejeitos industriais.

 

5. REALIZAÇÃO DE FÓRUNS, MESAS REDONDAS E PALESTRAS
Proporciona difusão das idéias técnicas que, além do estímulo à proteção ambiental, proporcionam a criação de novas empresas com geração de emprego e renda, tais como os Fóruns Internacionais de Resíduos Sólidos realizados nas dependências da FIERGS. 

 

6. POLÍTICA ESTADUAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Trabalha pela elaboração de uma Política Estadual que fomente a implantação de empresas que utilizem matérias primas recicláveis. Busca propor adequações à legislação e às linhas de crédito que, ao desonerar os meios de produção usando resíduos, incentive novos empresários a implantar seus projetos de reciclagem.

 

7. PESQUISA E DESENVOLVIMENTO
Busca incentivar os trabalhos acadêmicos e de pesquisa, no sentido de desenvolver tecnologias adequadas à reutilização de resíduos, possibilitando seu reuso como matéria-prima para novos produtos.

 

8. RODADAS DE NEGÓCIOS
Utiliza o apoio do projeto AL INVEST da CNI, através do programa    Simbiosys, para criar oportunidades de negócios entre ofertantes e demandantes de resíduos e de outros recursos, tais como logística, disponibilidade de horas-máquina, oferta de soluções tecnológicas. Promove discussões no sentido de se identificar soluções mercadológicas para resíduos industriais e informações técnicas para os parceiros que utilizam a Bolsa de Recicláveis para seus negócios. Possui como estratégia reunir, aproximar e agregar empresas e empresários em reuniões participativas, em que as eventuais dúvidas sobre reciclagem são sanadas.]

 

Ações e Atividades em Trabalho:

1.    Divulgação de cases de sucesso nas reuniões mensais do Banco.

2.    Expansão de parcerias e integração com Sindicatos, Associações Comerciais e Câmaras de Indústria, Comércio e Serviços

3.    Visitas técnicas a empresas com boas práticas de Gestão de Resíduos, no Estado, no País e no Exterior.

4.    Desenvolvimento da parceria com universidades, fomentando estudos e pesquisas no campo da reciclagem, assim como difundindo tecnologias criadas no meio acadêmico para o conhecimento dos empresários e investidores interessados.

5.    Apoio às unidades de correta destinação dos resíduos da construção civil, com produção de agregados para diferentes aplicações.

 

n/d