Voltar
Comunicação e Imprensa

Principais Resultados de 2018

n/d

O Banco de Vestuários, presidido por Lucila Osório, foi criado com a missão de identificar e recolher os excedentes das indústrias têxteis, tais como retalhos, malhas e resíduos em geral, e então doá-los à clubes de mães, grupos de terceira idade, associações de bairros, centros comunitários, entre outros, que realizam serviços de artesanato e corte e costura.  As empresas doadoras, além de evitarem um passivo ambiental, contribuem para uma melhor condição das comunidades carentes.

Em 2018, o Banco de Vestuários doou 8.040 peças de produção dos cursos, roupas, roupas de cama; além de 23.890kg de tecidos e aparas, para 256 instituições beneficentes e grupos de artesãs de Porto Alegre e Região Metropolitana.  

O Banco de Vestuários formou ainda 196 alunos nos cursos de qualificação e iniciação profissional gratuitos, oferecidos pela Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais em parceria com o SENAI-RS.

O Banco de Vestuários também estimula o desenvolvimento de grupos de trabalho de artesãs, como o “Reciclando com Arte”. Realizou reuniões periódicas e oportunizou a exposição e venda de produtos confeccionados com resíduos têxteis em feiras e eventos, com renda integral para as artesãs. Em 2018, o Projeto Reciclando com Arte, do Banco de Vestuários, realizou a Feira de Natal na FIERGS e outras exposições, onde as artesãs tiveram a oportunidade demonstrar e vender seus produtos confeccionados com resíduos têxteis, gerando renda exclusiva para elas. 

Confira o Relatório dos Bancos Sociais 2018 clicando aqui.