Voltar
Comunicação e Imprensa

Fundação dos Bancos Sociais realiza formatura dos cursos de iniciação profissional.

Ocorreu no dia 19 de junho, a formatura de quatro turmas participantes dos cursos de iniciação profissional oferecidos pela Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais. Os formandos foram capacitados nos cursos de: Costura e acabamento em peças confeccionadas com retalhos têxteis, Reaproveitamento de peças de roupas, Básico de restauração de móveis de madeira e Técnicas de pintura em restauração de móveis. As aulas ocorreram nos Bancos Sociais, e foram ministrados por instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), com duração aproximada de um mês.

A cerimônia realizada no auditório dos Bancos Sociais emocionou os alunos, que receberam certificado dos integrantes da Mesa Diretora. A aluna Noeli Tobias dos Santos mencionou ?foi um orgulho aprender a produzir no curso colares com materiais recicláveis, e ter a possibilidade de comercializar estes produtos depois?. Um grande exemplo de força de vontade e coragem é da aluna Lúcia Regina Moraes, que já participou de vários cursos oferecidos pela Fundação. Lúcia possui somente 2% de visão, mas isso não impede que desenvolva as atividades como todas as outras colegas. Contou que depois de fazer os cursos sentiu-se mais valorizada "percebi que eu tenho valor". Imaginou que seus conhecimentos ficariam restritos ao crochê, mas participou de vários cursos, aprendendo diversas atividades, e hoje faz parte de um grupo de oficineiras na Restinga, onde passa seus conhecimentos e também continua a aprender com as demais participantes.

Durante o período de aula, os alunos também receberam material didático, transporte e alimentação gratuitos. Os cursos oferecidos pela Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais capacitam pessoas das localidades mais carentes da capital, as quais atuarão como multiplicadores em suas comunidades, formando núcleos de trabalho e gerando renda para o grupo.

Além dos cursos de formação, os Bancos Sociais fornecem matéria prima aos núcleos formados, possibilitando assim, o desenvolvimento de suas atividades. As matérias primas doadas são excedentes e resíduos excedentes do terceiro setor, desperdícios que na mão dos formandos, serão transformados em benefício social.