Voltar
O Banco de Resíduos

Quem Somos

    

O Banco de Resíduos, integrante da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, foi criado em 2003, e tem como lema “transformar o desperdício em riqueza”. Esse Banco direciona sua atividade na busca de projetos de mobilização e incentivo para ações empresariais autossustentáveis na indústria nas áreas de responsabilidade social e cidadania. 

 

Seguindo as mais modernas tendências mundiais, o BANCO DE RESÍDUOS se propõe a identificar e apoiar processos de gestão ambiental, que permitam a redução, o reuso, e a reciclagem dos resíduos industriais gerados por empresas gaúchas, dentro de uma visão socioeconômica. Seus principais objetivos estão na identificação e disponibilização de informações sobre os resíduos industriais passíveis de transformação, na promoção do desenvolvimento de ações entre os agentes que geram resíduos e possíveis usuários, visando seu aproveitamento econômico, na disseminação de tecnologias de utilização dos resíduos com vistas a criar projetos de geração de emprego e renda, e no fomento de novos investimentos, sob o enfoque de que o resíduo de uma empresa pode ser a matéria-prima necessária para outra, formando, desse modo, uma verdadeira cadeia de reaproveitamentos.

 

O Banco de Resíduos objetiva identificar nos meios acadêmicos, tecnologias disponíveis para industrializar os resíduos das indústrias e da sociedade em geral; opera procurando interessar empresários por essas tecnologias; bancos de fomento, para financiá-las; entidades regulatórias, para encaminhar os problemas legais que possam ocorrer, principalmente no campo tributário; enfim, trabalha como uma agência de fomento de tecnologia e de melhoria ambiental, ao estimular o aproveitamento dos resíduos em projetos economicamente autossustentáveis.

 

O Banco de Resíduos é presidido pelo Empresário Dr. Tito Lívio Goron, e conta com um Conselho formado por voluntários (líderes sindicais, empresários, professores, pesquisadores e consultores), o qual realiza reuniões mensais onde "cases" de sucesso são apresentados e apreciados; o Banco realiza seminários e fóruns onde são discutidos aspectos relativos a resíduos sólidos; já publicou dois livros de interesse do segmento industrial, de autoria de professores ligados à área de pesquisa. Participa, ainda, de diversos eventos locais, nacionais e internacionais ligados à reciclagem e ao reaproveitamento dos resíduos da indústria e da sociedade. 

 

O Banco de Resíduos desenvolve oito projetos, com destaque para a Bolsa de Recicláveis (http://www.bolsadereciclaveis.org.br), ferramenta de âmbito nacional que já possui cadastrada mais de 10 mil empresas. Através da Bolsa de Recicláveis, qualquer empresa pode gratuitamente trocar, comprar e vender resíduos. O Portal busca fortalecer e criar novas oportunidades para o setor de reciclagem, em todo o País. Plásticos, resíduos orgânicos, metais, borrachas, resíduos de construção e demolição, vidros, lâmpadas, entre outros, são negociados neste site, sem que a empresa precise ter custos para obter este serviço, estimulando a reciclagem e reaproveitamento de materiais no nosso país.


n/d

n/d