
Nos dias 12, 13 e 17 de novembro, o Banco de Mobiliários e o Banco de Alimentos unem forças para promover uma experiência repleta de significado: a oficina “Memórias em Movimento”, que reúne mais de 60 idosos, divididos em seis grupos de três instituições diferentes.
A iniciativa, realizada com muito carinho e dedicação, transformou simples encontros em momentos de aprendizado, convivência e emoção. Sob a condução da nutricionista Keyla Domingues e da educadora física Fernanda Estevão, com o apoio dos estagiários do Projeto Funcionalidade, do Banco de Alimentos, e a colaboração criativa do marceneiro Maicon Rez Domingues e do auxiliar de marcenaria Kauã Grossini, do Banco de Mobiliários — responsáveis pela confecção dos tabuleiros e peças do jogo de damas —, a atividade mostrou que a sabedoria e a alegria não têm idade.
O diferencial da oficina esteve também na proposta sustentável: os jogos foram produzidos com materiais reaproveitados, como sobras de MDF, portas de guarda-roupas e até cabos de vassouras que não seriam mais utilizados. Assim, ao invés de virarem descarte, esses materiais ganharam nova vida, transformando desperdício em benefício social — lema que inspira os Bancos Sociais.
Mais do que uma brincadeira, o jogo se tornou um instrumento de memória e afeto. Cada movimento no tabuleiro era um passo em direção às lembranças de tempos em que brincar fazia parte do cotidiano, despertando sorrisos e reconectando histórias. Ao mesmo tempo, os idosos foram estimulados física e cognitivamente, exercitando coordenação, atenção, raciocínio e criatividade.
Para garantir conforto e segurança, todos os idosos foram transportados pelas vans do Projeto Funcionalidade, que os buscaram nas entidades e os levaram de volta após as atividades — um gesto de cuidado que possibilitou a participação de todos com tranquilidade e alegria.
Ao final da oficina, cada participante levou consigo o jogo de damas produzido, podendo agora brincar com amigos e familiares, ensinando o que aprenderam e multiplicando momentos de convivência, afeto e diversão.
Para os participantes, foi um momento único — de aprendizado, descontração e sociabilidade. Muitos deixaram a oficina com o coração leve, expressando gratidão por viver um dia de reencontros: consigo mesmos, com os amigos e com as lembranças guardadas no tempo.
Mais do que celebrar o Dia do Idoso e relembrar o espírito do Dia das Crianças, a oficina “Memórias em Movimento” simboliza uma bela ponte entre o ontem e o agora — entre o idoso de hoje e a criança que ele um dia foi. Porque, afinal, o prazer de aprender, jogar e se emocionar nunca envelhece.