Voltar
Comunicação e Imprensa

FIERGS, SENAI, SINDUSCON, SIVERGS e Instituto Cyrela promovem mais uma formatura dos BANCOS SOCIAIS

n/d

Os Bancos Sociais da FIERGS receberam 250 alunos e convidados em uma cerimônia emocionante, que formou 130 pessoas nos cursos de iniciação e qualificação profissional oferecidos gratuitamente pela FGBS. Os alunos receberam a certificação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RS) dos membros da Mesa Diretiva, composta por Paulo Renê Bernhard (Diretor Superintendente da FGBS), Sandra Axelrud (Vice-Presidente de Responsabilidade Social do SINDUSCON), Arlene Lubianca (Presidente do Banco de Mobiliários), Isadora Ribeiro (Recursos Humanos do Instituto Cyrela), Lucila Osório (Presidente do Banco de Vestuários), Patrícia Marcelino (Assistente Social do CIEE), José Roberto Garcia Filho (Diretor do SIVERGS) e Orcy Lemos (Coordenador do SENAI).
    
Os alunos receberam com orgulho a certificação do SENAI-RS e realizaram manifestações de agradecimento a FIERGS, SENAI, Professores e seus familiares, também presentes na Formatura. No final da cerimônia, os participantes foram convidados para um coquetel, gentilmente doado pelo Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria e de Massas Alimentícias e Biscoitos do Rio Grande do Sul (SINDIPAN-RS).
    
Nesta oportunidade formaram-se 17 turmas nos cursos: Básico em Marcenaria, Técnicas de Montagem de Moveis, Básico de Manutenção de Informática, Básico de Informática, Transformação de Retalhos Têxteis em Peças de Decoração, Costura e Acabamento em Peças Confeccionadas com Retalhos, Reaproveitamento de Roupas - Customização, Costureiro Industrial, Pedreiro de Alvenaria e Pintura de Obras. Os cursos foram ministrados pelos professores: Fabrício Diehl (Banco de Mobiliários), Everton Castro de Souza (Banco de Computadores), Cristiane Pires da Rosa e Elisangela dos Santos Lima (Banco de Vestuários), João Francisco Kluge e Maicon Vieira (Banco de Materiais de Construção).
    
Os cursos dos Bancos Sociais são totalmente gratuitos, podendo ser realizados por grande parte da população carente. As aulas ocorrem nas instalações da Fundação e são ministradas por professores do SENAI-RS, entidade responsável também pelo conteúdo programático e certificação. Durante o período de aula, os alunos recebem material didático, uniforme e lanche.
    
Após a realização dos cursos, a Fundação procura acompanhar o desenvolvimento dos alunos, doa matéria prima e oferece novas possibilidades. Até 90 dias após a formatura, os Bancos Sociais realizam a avaliação de impacto com os formandos, com objetivo de verificar se os mesmos estão empregados. Também doa matéria prima aos formandos dos Bancos de Vestuários e Mobiliários, visando a continuidade aos seus trabalhos e geração renda nas comunidades. Os Bancos Sociais desenvolveram ainda parcerias para inclusão dos formandos no mercado de trabalho. Os Bancos de Vestuários e de Materiais de Construção mantem parcerias com o SIVERGS, Goldsztein e Instituto Cyrela, os quais possibilitam que os alunos, após formados, se insiram no mercado de trabalho.

n/d n/d
n/d n/d