Voltar
Comunicação e Imprensa

Bancos Sociais capacitam 148 alunos

n/d

A Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais formou 148 alunos nos cursos de qualificação e capacitação profissional, durante cerimônia realizada nos Bancos Sociais, no dia 22 de julho.  

Os formandos de 16 turmas dos cursos oferecidos pelos Bancos Sociais receberam a certificação em um belo evento que homenageou os novos profissionais. Durante a cerimônia, diversos alunos deram o seu depoimento, destacando a importância da nova capacitação recebida através dos Bancos Sociais e sua relevância para a busca de oportunidades. Os professores dos Cursos dos Bancos Sociais: Everton Castro, Fabrício Diehl, Maicon Vieira, Elisângela Lima e Cristiane Pires, assim como a equipe dos Bancos Sociais foram homenageados pelos formandos.

Os cursos dos Bancos Sociais são totalmente gratuitos e com exigência mínima de escolaridade e idade, podendo ser realizados por grande parte da população carente. As aulas ocorrem nas instalações dos Bancos Sociais e são ministradas por instrutores do SENAI-RS, entidade que confere a certificação. Durante o período de aulas, os alunos recebem da Fundação materiais didáticos, uniforme e alimentação, tudo gratuitamente.

Os cursos oferecidos pela Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais são de quatro segmentos diferenciados, cada um presidido por uma autoridade da respectiva área: Banco de Vestuários, Presidido por Lucila Osório; Banco de Mobiliários, Presidido por Arlene Lubianca; Banco de Materiais de Construção, Presidido por Ricardo Sessegolo;  e Banco de Computadores, Presidido por Gilberto Soares Machado.
 
Compuseram a mesa principal do evento os senhores Paulo Renê Bernhard, Diretor Superintendente da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais; Ademir Gerson, Presidente da RedLar; Denise Padilha, Cyrela; Fabiano Rath, Diretor SENAI Construção Civil; Lucila Osório, Presidente do Banco de Vestuários; Francisco Oderich,  Presidente da Jackwal e Conselheiro dos Bancos Sociais; Dóris Spohr, Presidente do SIVERGS e Conselheira dos Bancos Sociais; Eugênia Szinwelski, Executiva do SIVERGS; João Antônio Porto Costa, Presidente do Banco de Gestão e Sustentabilidade; e Gilmar Ximenes da Luz, Gerente Operacional dos Bancos Sociais. Participaram também do evento Israel S. Dias, Diretor Executivo RedLar; Rosângela Garcia Dorneles, Departamento de Politicas para as Mulheres - Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos; convidados e familiares dos formandos.

Após a realização dos cursos, a Fundação procura acompanhar o desenvolvimento dos alunos, doa matéria prima e oferece novas possibilidades. Até 90 dias após a formatura, os Bancos Sociais realizam com os formando a avaliação de impacto, com objetivo de saber se os mesmos estão empregados. Também doa matéria prima aos formandos dos Bancos de Vestuários e Mobiliários, para que possam dar continuidade aos seus trabalhos e gerar renda em suas comunidades. Os Bancos Sociais desenvolveram ainda parcerias para inclusão dos formandos no mercado de trabalho. Os Bancos de Vestuários e de Materiais de Construção mantem parcerias com o SIVERGS e Instituto Cyrela os quais possibilitam que os alunos, após formados, se insiram no mercado de trabalho.

A formatura dos Bancos Sociais contou com o apoio de diversas empresas parceiras, as quais engrandeceram o momento. A RedLar patrocinou o Totem fotográfico, que oportunizou aos alunos o registro fotográfico desse momento inesquecível com fotos instantâneas; O SINDIPAN doou o delicioso coffee break do evento, para a comemoração com os familiares; a Vonpar doou os refrigerantes consumidos na comemoração; e a Roda Flores doou as flores que decoraram os ambientes da formatura.
 
Para se inscrever nos cursos dos Bancos Sociais é necessário ter 16 anos completos, Carteira de Identidade, CPF, e ter interesse e comprometimento em frequentar as aulas, que ocorrem de segunda a sexta-feira, das 13h30min às 17h30min. Para os cursos de Qualificação Profissional, é pré-requisito idade mínima 18 anos e a 4ª Serie do ensino fundamental. Mais informações podem obtidas no site www.bancossociais.org.br/pt/Cursos ou pelo telefone 51- 3026.8020. As vagas são limitadas.
 

n/d n/d
n/d n/d
n/d n/d
n/d n/d
n/d n/d