Quaisquer entidades, empresas públicas ou privadas e pessoas físicas poderão participar das iniciativas dos Bancos Sociais quer sejam como MANTENEDORES (doação de recursos financeiros), PARCEIROS ESTRATÉGICOS (prestação de serviços especificos), DOADORES (doações sistematicas de bens com termo de parceria). COLABORADORES (doações esporadicas de bens), e ainda como VOLUNTÁRIOS (participação em campanhas diversas).
Benefícios fiscais para a empresa doadora.
Incentivos específicos
Especificamente, nossa legislação não oferece qualquer incentivo fiscal para a doação de computadores ou outros bens de informática.
Porém, as empresas produtoras destes bens, quando efetuarem doações dos mesmos para o Banco de Computadores, poderão ser beneficiadas pela Lei das Oscips.
As demais empresas para obterem o mesmo benefício deverão fazer, preferencialmente, a doação em espécie, isto é, mesmo que pretenda doar este tipo de equipamento, fará a doação em numerário para o Banco mencionando sua intenção de que seja aplicado na aquisição de tais bens, contudo, também poderá realizar a doação destes equipamentos, mesmo novos ou semi-novos, levando a débito da conta de doações.
Estas doações são dedutíveis e limitadas a 2% do lucro operacional. Podem resultar em um ganho fiscal de cerca de 34%.
Quando se referir a doação de bens usados, que também são muito bem-vindas ao Banco, após o uso a que se destinavam na empresa, não ocorre benefício fiscal, pois a sua baixa já é totalmente dedutível na base de cálculo do imposto de renda e da contribuição social sobre o lucro.
As doações poderão ser destinadas a alguma instituição escolhida, mas sempre através do Banco de Computadores.
Incentivos gerais
Atualmente é possível o engajamento da empresa em outros projetos sociais que poderão resultar em redução do imposto de renda e do ICMS.
Como as instituções devem acessar os BANCOS SOCIAIS?
Instituições de Porto Alegre devem encaminhar suas demandas e projetos ao BALCÃO DE PROJETOS SOCIAIS DO CONSELHO DE CIDADANIA DA FIERGS, que por sua vez protocolará de imediato a solicitação encaminhando ao Comitê de Avaliação e Análise, que tomará as providências relativas ao atendimento.
Para entrar em contato com o Banco utilize os seguintes meios:
(51) 3026.8020
bancossociais@bancossociais.org.br
Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais
Av. Assis Brasil 8787 - Bloco 7 - Sala dos Bancos Sociais
91140-001 - Porto Alegre - RS
As Entidades Beneficiárias poderão apresentar seus projetos no Balcão de Projetos Comunitários pelos seguintes meios:
balcaodeprojetos@bancossociais.org.br
Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais
Av. Assis Brasil 8787 - Bloco 7 - Sala dos Bancos Sociais
91140-001 - Porto Alegre - RS