Voltar
Comunicação e Imprensa

Livro Vozes de um Tempo será lançado hoje

n/d

O Banco de Livros da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais e a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) realizam no dia 30 de outubro, o lançamento e sessão de autógrafos do Livro “Vozes de um Tempo”, na 58ª Feira do Livro de Porto Alegre (Espaço Território das Escolas/Cais do Porto). A sessão de autógrafos ocorrerá das 17h às 19h, com apenados de diversas unidades prisionais do Rio Grande do Sul autografando a obra.

O Livro foi idealizado no final de 2011, após a assinatura de um termo de cooperação do Banco de Livros com a Susepe, que deu início ao projeto "Passaporte para o Futuro", que objetiva a montagem de espaços de leitura e doações de livros dentro de 98 unidades prisionais do Estado. “Quando os apenados foram desafiados a escreverem seus trabalhos, foi uma grande surpresa, pois recebemos muitos textos e desenhos” informa Neli Miotto, bibliotecária do Banco de Livros.

Do material recebido, foram selecionados 47 textos de apenados de diversas unidades do Estado do Rio Grande do Sul (Alegrete, Bagé, Santa Maria, Porto Alegre, Charqueadas, entre outras). A Seleção dos textos foi feita por uma comissão de professores da Uniritter, e a impressão realizada gratuitamente pela Companhia Rio-grandense de Artes Gráficas (Corag).

A obra permite observar que mesmo com o corpo aprisionado, a liberdade de pensamento ultrapassa as paredes e grades, abrindo novos horizontes. Com crônicas, poesias e prosas, o livro foi dividido em diversos tempos, tais como: Tempo de Liberdade, Tempo de Espera, Tempo de Saudade e Tempo de Amor. São 79 páginas retratando sentimentos e tempos de construções de vida, construções de almas e construções para o futuro.