Voltar
Comunicação e Imprensa

Mais sete bibliotecas em presídios do Estado

n/d
O Banco de Livros e a Superintendência dos Serviços Penitenciários - Susepe - realizaram no dia 7 e maio, a doação de mais 4 mil livros às unidades prisionais do Rio Grande do Sul. Foram beneficiadas as sete unidades prisionais da 7ª Região, localizadas na Serra Gaúcha. A cerimônia de entrega ocorreu na Penitenciária Regional de Caxias do Sul.

Estavam presentes na solenidade o Delegado da Regional de Caxias do Sul, Roniewerton Fernandes; Representante do Departamento Penal da Susepe, Cintia Varoni; Presidente do Banco de Livros, Waldir da Silveira; Bibliotecária do Banco de Livros,  Neli Miotto; Supervisor do Banco de Livros, Marcos Krapf; representantes da Secretaria de Educação do Estado; representantes da Secretaria Municipal de Educação; e diretores das casas prisionais da Regional de Caxias do Sul.

Waldir da Silveira, Presidente do Banco de Livros falou da importância do projeto para o futuro dos detentos “este projeto visa contribuir para a melhoria da auto-estima dos internos e melhorar sua condição cultural e educacional durante o período que estão privados de sua liberdade” enfatizou.

As penitenciárias beneficiadas da 7ª região são: Presidio Estadual de Bento Gonçalves, Presidio Estadual de Lagoa Vermelha, Presidio Estadual de Vacaria, Presidio Regional de Caxias do Sul, Penitenciária Industrial de Caxias do Sul, Presidio de Nova Prata, e Presidio Estadual de Guaporé.

O Projeto Passaporte para o Futuro, uma parceria entre o Banco de Livros e a Susepe prevê a doação de livros e montagem de salas de leitura nas 97 unidades prisionais do RS, objetivando o acesso à informação e leitura aos apenados. Além da região da Serra, já foram atendidas as 2ª e 9ª Regiões Penitenciárias,  em Santa Maria e Charqueadas com 17.264 livros.  O Projeto já beneficiou 24 presídios, promovendo o acesso à leitura para quase 9 mil apenados das seguintes unidades: Taquara, Pen. Santa Maria, Vacaria, Albergue Sta Maria, Osório, Torres, Guaíba, Modulada de Charqueadas, Caçapava, Cacequi, São Vicente,  Anexo Feminino Charqueadas, Inst. Penal de Charqueadas, Agudo, Pen. Alta Segurança de Charqueadas, Modulada de Montenegro, Anexo feminino Montenegro, Jaguari, Industrial de Caxias, Regional de Caxias, Bento, Nova Prata, Penitenciária Estadual do Jacuí e Feminino Torres.