Voltar
Comunicação e Imprensa

Banco de Livros é homenageado pela Câmara Rio-Grandense do Livro

n/d

O Banco de Livros da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais recebeu da Câmara Rio-Grandense do Livro o título de "Amigo do Livro 2011", em evento ocorrido em 23 de abril, no Teatro Renascença, em Porto Alegre. O Presidente do Banco de Livros, Waldir da Silveira recebeu o Troféu das mãos de Leonardo da Silveira, Diretor da Câmara Rio-Grandense do Livro. Prestigiaram o evento o Diretor Superintendente dos Bancos Sociais Paulo Renê Bernhard, a Bibliotecária do Banco de Livros Neli Miotto, o Supervisor do Banco de Livros Marcos Krapf Silva e a Relações Públicas dos Bancos Sociais Paola Monti.

Waldir destacou os principais projetos do Banco de Livros, entre eles a montagem de 98 bibliotecas em presídios gaúchos e em 26 unidades da Fase “Não dá para imaginar a alegria dos adultos e crianças quando instalamos as bibliotecas. Durante a montagem da biblioteca em um dos presídios gaúchos, um detento nos ajudou a abrir algumas caixas e a retirar os livros. Quando encontrou uma obra que havia lido na infância, aquele livro despertou uma emoção nele, pediu imediatamente para poder reler a obra, pois lembrava de uma fase muito especial em sua vida. Sempre temos histórias maravilhosas do Banco de Livros para contar, poderíamos escrever um livro sobre elas” ressaltou o presidente.

A escolha do Banco de Livros como um dos homenageados se deu ao pioneirismo e à efetividade do trabalho desenvolvido pelo Banco, que recebe, higieniza, separa, cataloga e envia kits de livros para as mais diversas entidades e instituições do Estado, tais como Penitenciárias, asilos, hospitais, creches, unidades da Fase, e bibliotecas comunitárias. A homenagem da Câmara Rio-Grandense do Livro é prestada anualmente pela entidade, como parte das comemorações pelo do Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, instituído pela Unesco. O evento agracia cinco categorias distintas: Amigos do Livro, Biblioteca do Ano, Destaque do Livro e Personalidade do Livro.

Além do Banco de Livros foram homenageados como Amigos do Livro de 2011: o Projeto Conto no Assentamento Filhos de Sepé, de Viamão; o deputado federal José Luiz Stédile, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Biblioteca Pública; a Confraria Reinações; e o Projeto Amigos da Leitura do município de Imigrante. Como Biblioteca do Ano 2011, recebeu a homenagem a Biblioteca Pública Municipal Dr. Demétrio Niederauer, de Caxias do Sul. A Personalidade do Ano é o secretário municipal da Cultura de Porto Alegre, Sergius Gonzaga. O Destaque do Ano fica para o Grupo de Trabalho do Plano Municipal do Livro e Leitura, de Porto Alegre.
 

n/d n/d