Voltar
Comunicação e Imprensa

TRENSURB formaliza parceria com SESI-RS e Banco de Livros da FIERGS para continuidade de ações de incentivo à leitura

n/d

Na manhã desta quinta-feira (26), a Trensurb firmou termos de cooperação com o Sesi-RS e a Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais – instituída pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) – a fim de formalizar a parceria com esses órgãos na realização de atividades de incentivo à leitura. 

O projeto Historiando oferece contações de histórias nas estações do metrô para alunos da rede pública. Desde o início do projeto, em junho de 2017, o Sesi-RS contribui com sua realização, cedendo o trabalho de seus contadores de histórias. Parte da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, o Banco de Livros, por sua vez, fornece publicações para doação às escolas participantes do Historiando. O termo assinado nesta quinta-feira tem vigência de doze meses – e pode ser prorrogado automaticamente –, garantindo, dessa forma, a continuidade do projeto Historiando. 

Outro termo firmado entre a Trensurb e a Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais formaliza a parceria para a continuidade do projeto Livros Livres. Lançada originalmente em 2015 e retomada no início deste ano com a participação do Banco de Livros, a iniciativa disponibiliza livros para compartilhamento em caixas customizadas nas estações Mathias Velho, Esteio, Sapucaia, São Leopoldo e Novo Hamburgo. Conforme o termo assinado, o Banco de Livros compromete-se a oferecer 300 livros mensais ao projeto. Os novos exemplares são distribuídos pelas caixas das estações semanalmente. 

Para o diretor-presidente da Trensurb, David Borille, “o livro é o veículo da comunicação”, responsável por passar adiante experiências e histórias. “Através do oferecimento do livro, estamos incentivando as pessoas a descobrirem o tesouro que existe na literatura”, afirma. No ato de assinatura dos termos, declarou: “Estamos de parabéns por difundir isso”. E fez questão de deixar claro que espera que a parceria evolua e permita um alcance cada vez maior das atividades de incentivo à leitura: “Isso é um ponto de partida, não uma linha de chegada”. 

Diretor-superintendente da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, Paulo Bernhard esteve no ato de assinatura representando a instituição – que além do Banco de Livros, conta com bancos de alimentos, medicamentos, computadores, entre outros. Para Bernhard, “o livro é importante, o alimento é fundamental, mas o mais efetivo é o que estamos fazendo aqui, a imantação da sociedade”. Superintendente Regional do Sesi-RS, Juliano Colombo representou a organização na assinatura do contrato e, sobre as ações realizadas em parceria, afirmou: “É um trabalho que repercute para todos, para a sociedade”. Também presente no ato de assinatura, a bibliotecária do Banco de Livros, Neli Miotto, resumiu a importância da parceria para o órgão: “Não adianta arrecadarmos livros se não fizermos eles circularem, então esses pontos de doação são muito importantes para nós”. 

Também representaram a Trensurb no ato de assinatura dos termos de cooperação: o superintendente de Desenvolvimento Comercial, Euclides Reis; o superintendente de Desenvolvimento e Expansão, Eurico Faria; o gerente de Comunicação Integrada, Jânio Ayres.