Voltar
Comunicação e Imprensa

Banco de Livros recebe doações durante apresentação da Esquadrilha da Fumaça

n/d

Para comemorar os 246 anos de Porto Alegre, a Força Aérea Brasileira (FAB) promoverá uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça na Orla do Guaíba, no dia 25 de março, véspera do aniversário da capital Gaúcha. No local, o público poderá contribuir doando livros novos ou usados para o Banco de Livros.

Em um evento em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre, a FAB traz de volta à cidade, após seis anos sem sobrevoar a capital Gaúcha, a apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), conhecido popularmente como Esquadrilha da Fumaça.

O evento, em comemoração aos 246 anos de Porto Alegre, acontecerá no domingo, dia 25 de março, e terá inicio a partir das 14 horas, com estandes da Força Aérea, onde os Porto-alegrenses poderão tirar fotos com os macacões e os capacetes oficiais dos pilotos da Esquadrilha da Fumaça, além de montar réplicas das aeronaves. 

No Estande da FAB, uma equipe do Banco de Livros recolherá doações de exemplares novos e usados, e apresentará os projetos desenvolvidos no Rio Grande do Sul.

Para os fãs, haverá o estande com o merchandising oficial da Esquadrilha da Fumaça. A apresentação da Fumaça está marcada para iniciar às 16 horas. Serão 40 minutos de espetáculo onde os sete pilotos e suas aeronaves A29 Super Tucano apresentarão cerca de 45 manobras de alta performance, algumas delas exclusivas, como o voo invertido em formação, especialidade da
Fumaça, o que a difere das demais esquadrilhas do mundo e o que lhe rendeu, em 2006, um recorde no Guiness World Records, ao voar com uma formação de 12 aeronaves em voo de dorso.

O show aéreo acontecerá na Orla do Guaíba, no perímetro entre o Estádio Beira Rio e a Usina do Gasômetro, a estrutura física do evento será montada na Avenida Edwaldo Pereira Paiva, próximo as pistas de skate do Parque Marinha do Brasil e Anfiteatro Pôr-do-Sol.