Voltar
Comunicação e Imprensa

Banco de Livros é ganhador do Prêmio IPL Retratos da Leitura

n/d
O Banco de Livros, Projeto Integrante da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS, foi ganhador do Prêmio IPL Retratos da Leitura, na Categoria ONGs, com o Projeto “Passaporte para o Futuro”. A Bibliotecária do Banco de Livros, Neli Miotto recebeu o Prêmio em cerimônia realizada no dia 4 de dezembro, na UNIBES Cultural, em São Paulo.

Em sua segunda edição, a organização do Prêmio convidou o pai da turma da Mônica, Mauricio de Sousa, para ser o patrono da cerimônia que reconheceu os vencedores nas quatro categorias: Cadeia produtiva, ONGs, Mídia e Bibliotecas. Além de participar do evento, Mauricio emprestará sua imagem e a de seus personagens, ao longo de 2018 para campanhas de fomento à leitura. 

O Projeto Passaporte para o Futuro, do Banco de Livros, já instalou 98 espaços de leitura nas casas prisionais do Rio Grande do Sul e capacitou servidores, que fazem o atendimento junto aos apenados e familiares, além de doar 150 mil livros ao Projeto. A partir desse trabalho, os apenados obtiveram aumento nos índices de leitura, aprovações no ENEM Carcerário, produções de textos e escreveram três livros. 

O Instituto Pró-Livro - IPL foi criado pelas entidades do livro – ABRELIVROS, Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), e desde o início das suas atividades, em 2007, propõem iniciativas exitosas visando fomentar a leitura, difundir o livro e transformar o Brasil em um país de leitores.