Voltar
Comunicação e Imprensa

Obras clássicas ganham prefácios de apenados

n/d
 
Sete livros clássicos receberam uma edição especial com prefácios escritos por apenados de Penitenciárias Gaúchas. As obras foram lançadas durante a 63ª Feira do Livro de Porto Alegre, que acontece até o dia 19 de novembro, na Praça da Alfândega. Waldir da Silveira, Presidente do Banco de Livros, entregou o primeiro conjunto de obras ao Governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori.

A ação é uma parceria da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) com a Fundação Gaúcha de Bancos Sociais da FIERGS/Banco de Livros, e tem por objetivo divulgar o projeto 'Passaporte para o Futuro'. Os livros estarão disponíveis para consulta e leitura local, no estande do Banco de Livros.

A ideia surgiu da necessidade de engajar a população na doação de livros para casas prisionais. As obras fazem parte dos espaços de leitura montados nos estabelecimentos e auxiliam as pessoas privadas de liberdade no acesso à educação, à cultura e até mesmo a projetos de tratamento penal, como o Remição pela Leitura.

A edição limitada das obras de domínio público não estarão à venda. Os livros foram prefaciados por sete apenados das penitenciárias estaduais de Montenegro e Osório, e também da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc).

Doações para o projeto podem ser feitas no estande do Banco de Livros, na Feira do Livro de Porto Alegre. As obras passam por seleção e depois são encaminhadas aos estabelecimentos prisionais.

O Projeto Passaporte para o Futuro começou em 2014 e já doou mais de 150 mil livros. Criado pelo Banco de Livros em parceira com a Susepe, prevê espaços de leitura em todos presídios do Rio Grande do Sul.