Voltar
Comunicação e Imprensa

Banco de Livros recebe doações na 63ª Feira do Livro de Porto Alegre

n/d

O Banco de Livros participa de 1º a 19 de novembro, da 63ª Feira do Livro de Porto Alegre, e convida toda a população a doar livros novos e usados, os quais beneficiarão centenas de entidades gaúchas e projetos desenvolvidos. O Banco de Livros é presidido por Waldir da Silveira, e é um dos 14 Bancos integrantes da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS.

O Estande está localizado entre o Memorial do Rio Grande do Sul e o Santander Cultural, na Praça da Alfândega. No estande do Banco de Livros, uma equipe formada por colaboradores e voluntários recepcionam o público e recebem as doações. A população também poderá doar os livros diretamente na caixa de coleta localizada no Balcão de informações da Feira. 

Durante a 62º Feira do Livro de Porto Alegre, o Banco de Livros ultrapassou a marca de 1 milhão de doações recebidas.  Até o momento, o Banco de Livros já recebeu 1.102.482 exemplares. Através das doações recebidas, o Banco de Livros já formou salas de leitura e biblioteca em 792 instituições, tais como escolas infantis, presídios, bibliotecas comunitárias, Unidades da Fase, Postos de Saúde, entre outros. Cerca de 85% das instituições beneficiadas também receberam dos Bancos Sociais da FIERGS computadores, mesas, cadeiras, estantes, tapetes, almofadas e cortinas para a montagem de espaços de leitura.

O Banco de Livros entende que um dos seus papéis na sociedade é o de ser agente de implementação de ações educativas e culturais, que façam o conhecimento circular e chegar até as pessoas que não possuem acesso à leitura, proporcionando ao beneficiado informação, reduzindo assim as desigualdades. O Banco de Livros realiza a captação de livros, faz a triagem, higienização, verifica as necessidades e infraestrutura do acervo, define o perfil do leitor da instituição e seleciona o acervo de acordo com o público-alvo, organiza o espaço de leitura da instituição e finalmente entrega as obras para circulação. Empresas e pessoas físicas também podem doar diretamente no Banco de Livros, localizado na Av. Francisco Silveira Bitencourt, 1928 – Bairro Sarandi, ou ainda nas lojas da RedLar e estacionamentos Safe Park.


 
Principais Projetos do Banco de Livros


 
Atendimento às Instituições
O Banco de Livros oferta às comunidades mais periféricas o acesso à leitura e a literatura, beneficiando crianças, jovens, adultos e idosos atendidos em creches, asilos, associações de bairro, entre outras instituições que realizam projetos comunitários ou de turno inverso a escola. Além de livros, monta também espaços de leitura, doando computadores, estantes, mesas, cadeiras e demais mobiliários, com o envolvimento dos demais Bancos Sociais da FIERGS.
 
Passaporte para o Futuro
O Banco de Livros instala espaços de leitura nas casas prisionais do Rio Grande do Sul e capacita os servidores, que fazem o atendimento junto aos apenados e familiares. O Projeto já entregou 98 espaços de leitura e mais de 150 mil livros. A partir desse trabalho, os apenados obtiveram aumento nos índices de leitura, aprovações no ENEM Carcerário e produções de textos. 
 
Tesouro Literário
O Tesouro Literário tem como objetivo incentivar e desenvolver o hábito da leitura, ofertando obras de literatura infantil e infanto-juvenil aos adolescentes que estão afastados do lar, nas Unidades da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (FASE). O Banco de Livros já entregou 15 espaços de leitura para as casas da FASE, contemplando além dos livros, o mobiliário composto de estantes, computadores, mesas, cadeiras e capacitou os monitores que atuam no atendimento aos menores.
 
Cultura na Veia
O Banco de Livros disponibiliza espaços de leitura dentro dos Postos de Saúde de Porto Alegre buscando assegurar que as comunidades mais periféricas tenham acesso à literatura, em um período delicado para o indivíduo, que busca o atendimento médico no Sistema Único de Saúde (SUS). Já foram entregues  12 espaços de leitura em Postos de Saúde com projetos diferenciados e exclusivos, com todo o mobiliário e livros necessários.  
 
Bibliotáxi
Visa disponibilizar livros nos táxis da frota de Porto Alegre.  Cada veículo recebe uma bolsa do projeto a ser colocada no encosto do banco do carona, onde estão disponíveis títulos de diferentes gêneros. A população pode levar os livros para leitura e devolver na próxima corrida.
 
Biblioteca do Cais
O projeto disponibiliza à população livros para leitura durante a travessia entre Porto Alegre e Guaíba. Os passageiros do Catamarã podem levar os livros para leitura e devolver na próxima viagem.
 
GelaTecas

Geladeiras customizadas com acervo literário em seu interior são entregues às comunidades em espaços públicos de Porto Alegre e região metropolitana. São praças e parques que recebem o projeto incentivando a população a gerar novas leituras e trocas.

Livros Libres
A parceria entre o Banco de Livros e a Trensurb tem como objetivo estimular a leitura através do empréstimo de livros aos usuários, além de ações esporádicas realizadas. 

Embarque na Leitura
A iniciativa, que também conta com a parceria do Sesi,  tem como objetivo principal fomentar o hábito da leitura na comunidade pelotense e região, bem como aumentar o fluxo de estadia de passageiros e visitantes na sede da rodoviária de Pelotas. Ao retirar um livro na sala de leitura, o usuário possui o prazo de uma semana para devolvê-lo, com possibilidade de renovação. 
 
Troca Solidária
Trocar materiais reciclados por livros é a proposta deste projeto que pretende aliar preservação ambiental e leitura. Desenvolvido em parceria com o Departamento de Limpeza Urbana de Porto Alegre (DMLU) e escolas em comunidades periféricas, propõe a recuperação de espaços coletivos (praças) e a conscientização ambiental com palestras e oficinas. Realiza a troca de material reciclável por livros, beneficiando famílias e bibliotecas escolares.
 
 


A Feira do Livro


A Feira do Livro de Porto Alegre foi inaugurada em 1955 por incentivo do jornalista Say Marques, diretor-secretário do Diário de Notícias, junto aos livreiros e editores da cidade. O evento é considerado referência no país por seu caráter democrático e pela consistência do trabalho que desenvolve na área da promoção da literatura e da formação de leitores. 

Realizada desde sua primeira edição na Praça da Alfândega, Centro Histórico da capital gaúcha, a Feira é dividida em Área Geral, Área Internacional e Área Infantil e Juvenil. Centenas de escritores, ilustradores, contadores de histórias participam do evento, que conta com sessões de autógrafos, mesas-redondas, oficinas, palestras e programações artísticas, entre outras atividades. Alguns desses eventos são realizados no Memorial do Rio Grande do Sul, Santander Cultural, Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, Armazém Literário da Corag, Auditório da Inspetoria da Receita Federal, Theatro São Pedro e Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa.