Voltar
Comunicação e Imprensa

Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais apresenta resultados de 2011

 

n/d
 
No dia 12 de junho, Conselheiros do Conselho Administração da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, reuniram-se para aprovação do Relatório de Atividades e Balanço de 2011,  e Plano de Ação e Orçamento de 2012. A Mesa Diretiva foi composta pelo Presidente do Sistema FIERGS, Heitor José Müller; o Presidente do Conselho de Administração da FGBS, Jorge Luiz Buneder; o Diretor Superintendente da FGBS, Paulo Renê Bernhard; o Presidente do Banco de Alimentos de Porto Alegre, Antonio Parissi; e a Presidente do Banco de Vestuários, Lucila Osório.
 
Na oportunidade, foi apresentado o Relatório de Atividades da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais e os resultados alcançados pela Fundação, que somente no exercício de 2011, arrecadou e doou 2.911.400 quilos de alimentos para entidades carentes, dou mais de 100.000 itens(computadores, livros, materiais de construção, móveis, quilos de tecidos, entre outros) para entidades carentes, e formou mais de 700 alunos nos cursos profissionalizantes oferecidos em parceria com o SENAI-RS. Ao final, o Conselho e Auditores Fiscais apresentaram seus pareceres fiscais e foram unanimemente aprovados. 
 
Ao falar dos trabalhos realizados pelo Banco de Tecido Humano-Pele, Dr. Eduardo Chem informou que este ainda é o único no País em funcionamento, crescendo na captação e doação de pele, que é enviado para todo o Brasil “ainda não atendemos toda a demanda porque existe uma dificuldade grande de doação de órgãos, e de pele é maior ainda, a cada 10 doadores de órgãos, um doa pele. Existem vários Bancos semelhantes ao nosso na América Latina, mas no Brasil somente um, em Porto Alegre, não conseguimos atender toda demanda nacional” disse. Dr. Eduardo ainda informou que existe um projeto para criação de um livro sobre o Banco de Pele, um manual para a área médica, protocolando todos os estágios do trabalho do Banco e sistemáticas, para que novos Bancos de Pele conheçam a metodologia, possam aprender e propagar esta ideia. 
 
Waldir da Silveira relatou os trabalhos realizados pelo Banco de Livros e as experiências e emoções que vem acumulando como Presidente voluntário do Banco de Livros “Grandes escritores gaúchos já se comprometeram a ir aos presídios e estimular a leitura dos detentos através de um novo projeto que desenvolveremos, para que os detentos leiam e escrevam mais. Também lançaremos na próxima Feira do Livro de Porto Alegre um livro escrito pelos apenados, já temos mais de 170 textos escritos por eles” afirmou o presidente.