Voltar
Comunicação e Imprensa

Liberte Seus Autores da Estante. Doe Livros.

n/d
 
O Banco de Livros, um dos catorze bancos da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS, neste momento em que todo o Rio Grande respira livros devido a realização da Feira do Livro de Porto Alegre, lança uma linda e criativa campanha criada pela Agência Escala com o apoio de vários autores.
 
O tema com o qual queremos atingir o povo gaúcho é o desapego, o desprendimento, tentando fazer com que as pessoas abram mão dos livros, que já cumpriram seu papel, sejam doados e assim fazendo o conhecimento circular.
 
Nestes cinco anos de existência o Banco de Livros tem perseguido insistentemente seus objetivos que são atender com bibliotecas e/ou salas de leitura as populações reclusas em Presídios e casas da Fase, hospitais, asilos, creches, escolas comunitárias e entidades carentes em geral.
 
Recebemos até hoje mais de 450.000 livros, descartamos 150.000 por falta de condições de uso e atendemos 222 entidades com bibliotecas onde, com ajuda de outros Bancos, reformamos o espaço físico, fornecemos o mobiliário, cortinas/almofadas/tapetes, computadores e treinamos os motivadores de leitura agentes fundamentais em todo o processo.
 
Mas há muito por fazer e a campanha hora lançada tem a finalidade de nos suprir de estoque para que possamos ampliar nosso atendimento. Neste momento lançamos o projeto Cultura na Veia, em que vamos instalar salas de leitura nos Postos de Saúde de Porto Alegre.
 
Temos certeza que o povo Gaúcho responderá com força ao nosso apelo e para facilitar as doações criamos uma grande rede de opções onde os livros poderão ser doados. 
 
Na Feira do Livro teremos postos junto aos locais de informações, no Memorial do RS e no stand dos Parceiros Voluntários nossos grandes aliados. Além disso, teremos também as lojas dos Supermercados Zaffari em Porto Alegre, a rede de Estacionamentos Safe Park e Farmácias Panvel no Estado do RS.
 
O momento é de libertação e os autores estão pedindo por isso. Vamos todos libertar nossos autores das estantes e fazer os livros circularem, propiciando a outras pessoas a oportunidade de acesso ao conhecimento e desenvolvimento pessoal e social.