Voltar
Comunicação e Imprensa

Banco de Livros lança grande campanha de arrecadação no Rio Grande do Sul

n/d
 
O Banco de Livros, integrante da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, lançará duas grandes iniciativas de arrecadação de livros no mês de novembro, estimulando a prática do desapego e fazendo circular o conhecimento. Na Feira do Livro, que ocorre de 1º a 17 de novembro, na Praça da Alfândega, em Porto Alegre, realizará a segunda edição da “Montanha do Saber”, em conjunto com a Ong Parceiros Voluntários. No mesmo período, promoverá grande campanha Estadual criada pela agência de publicidade Escala.
 
Com estande na Feira do Livro, em frente ao Monumento ao General Osório, o Banco de Livros e a Ong Parceiros Voluntários arrecadarão exemplares que serão doados às entidades beneficiadas pelo Banco de Livros. No último dia do evento, em um ato simbólico, será formada uma verdadeira montanha de livros, às 13h, no Palco de Autógrafos da área Infanto Juvenil. 
 
Durante a feira, com o objetivo de atrair voluntários, cada dia uma organização social diferente vai expor seu trabalho e sua proposta no estande. As escolas que participam do programa Tribos nas Trilhas da Cidadania também foram chamadas para participar, mobilizando os alunos para realizar ações de voluntariado durante a feira.
 
A agência de Publicidade Escala realizará a Campanha “Liberte seus autores da Estante. Doe livros.” Para informar a população e estimular a doação de livros, a Campanha prevê veiculações em TV, rádio e jornal. Os Livros podem ser doados nos postos de coleta da Feira do Livro de Porto Alegre, nos supermercados Zaffari em Porto Alegre, e Panvel e Safe Park no Rio Grande do Sul. 
 
O Banco de Livros entende que um dos seus papéis na sociedade é o de fazer o conhecimento circular e chegar até as pessoas que não têm acesso à leitura. Para atingir esse objetivo, recebe doação de livros novos e usados de pessoas, empresas, ou adquiridos através de campanhas. No Banco de Livros, uma equipe especializada faz a triagem e a higienização dos exemplares, verificando as necessidades das instituições quanto à infra-estrutura e acervo, definindo o perfil do leitor, selecionando o acervo de acordo com o perfil do público-alvo, organizando o espaço de leitura e distribuindo  os livros.
 
Com as doações são formadas novas bibliotecas em comunidades carentes, creches, abrigos, clubes de mães, fundações, escolas, associações, asilos, entre outras instituições. “Passaporte para o Futuro” é um dos principais Projetos do Banco de Livros, em parceria com a Susepe. O Projeto já contemplou 83 casas prisionais e 11 unidades da Fase do Rio Grande do Sul, distribuindo 77.790 livros. Além da implantação das bibliotecas (incluindo livros, computadores, software, prateleiras e móveis doados pelos Bancos Sociais), Agentes Penitenciários de todos as casas prisionais (um agente por unidade) são treinados no Banco de Livros para atuação nas bibliotecas e orientação aos apenados.