Voltar
Comunicação e Imprensa

Redação da Zero Hora lança campanha com o Banco de Livros.

 
n/d
 
 
A Redação da Zero Hora lança campanha com o Banco de Livros. Coordenada pelo Jornalista Tulio Milman, a campanha consiste em um espaço da Redação da Zero Hora para que os jornalistas lembrem sempre de doar e estimular a doação de livros. Os livros arrecadados serão doados ao Banco de Livros.
 
O Banco de Livros tem como seus objetivos fazer o conhecimento circular e chegar até as pessoas que não têm acesso à leitura, visando criar este hábito.  Para atingir esse objetivo, recebe doação de livros novos e usados de pessoas, empresas, ou adquiridos através de campanhas. No Banco de Livros, uma equipe especializada faz a triagem e a higienização dos exemplares, verificando as necessidades das instituições quanto à infra-estrutura e acervo, definindo o perfil do leitor, selecionando o acervo de acordo com o perfil do público-alvo, organizando o espaço de leitura e a entrega dos livros.
 
Os volumes arrecadados são usados para a montagem de novas bibliotecas em comunidades carentes, presídios, cidades sem biblioteca, entre outros. Em 2012, o Banco doou 70.763 mil livros à Creches, Abrigos, Clubes de Mães, Fundações, Escolas, Presídios, Associações, Asilos, entre outras instituições.
 
O Projeto “Passaporte para o Futuro” foi a principal iniciativa desenvolvida pelo Banco de Livros no último exercício, quando implantou 83 bibliotecas em Presídios do Rio Grande do Sul, e 11 bibliotecas nas Unidades da Fase.
 
A caixa coletora de livros foi confeccionada com material reaproveitado pelos Bancos de Mobiliário, Vestuário e de Livros.