Voltar
Comunicação e Imprensa

Lançado o Livro "Vozes de um Tempo" na Feira do Livro

n/d
O Banco de Livros, da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais e a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) lançaram no dia 30 de outubro, na 58ª Feira do Livro de Porto Alegre, o Livro “Vozes de um Tempo”. A sessão de autógrafos ocorreu no final da tarde, com apenados de diversas unidades prisionais do Rio Grande do Sul autografando a obra. Um verdadeiro momento de conquista, esperança, superação e emoção para os autores.

O Livro foi idealizado no final de 2011, após a assinatura de um termo de cooperação do Banco de Livros com a Susepe, que deu início ao projeto "Passaporte para o Futuro", que objetiva a montagem de espaços de leitura e doações de livros dentro de 98 unidades prisionais do Estado. “Quando os apenados foram desafiados a escreverem seus trabalhos, foi uma grande surpresa, pois recebemos muitos textos e desenhos” informa Neli Miotto, bibliotecária do Banco de Livros.

Do material recebido, foram selecionados 47 textos de apenados de diversas unidades do Estado do Rio Grande do Sul (Alegrete, Bagé, Santa Maria, Porto Alegre, Charqueadas, entre outras). A Seleção dos textos foi feita por uma comissão de professores da Uniritter, e a impressão realizada gratuitamente pela Companhia Rio-grandense de Artes Gráficas (Corag).

A obra permite observar que mesmo com o corpo aprisionado, a liberdade de pensamento ultrapassa as paredes e grades, abrindo novos horizontes. Com crônicas, poesias e prosas, o livro foi dividido em diversos tempos, tais como: Tempo de Liberdade, Tempo de Espera, Tempo de Saudade e Tempo de Amor. São 79 páginas retratando sentimentos e tempos de construções de vida, construções de almas e construções para o futuro.