Voltar
O Banco de Livros

Projetos do Banco de Livros


 

O Banco de Livros possui diversos projetos para dar razão a sua existência e fazer com que os livros cheguem a quem não teve acesso à leitura e literatura.


Passaporte para o Futuro  


O Projeto tem como objetivo assegurar aos indivíduos em situação de privação de liberdade o acesso à informação e a literatura, visando o desenvolvimento da pessoa e o preparo para o exercício da cidadania e subsidiando com materiais literários o preparo para o ENEM.

O Banco de Livros oferta espaços de leitura nas unidades prisionais do Rio Grande do Sul e capacita os servidores destas, que farão o atendimento junto aos apenados e familiares. Das 112 unidades prisionais já foram entregues 104 espaços de leitura e 205.624 livros. Este trabalho tem sido muito gratificante pois os apenados tem respondido positivamente com o aumento nos índices de leitura, aprovações no ENEM Carcerário e produções de textos. Já foram lançados, através deste Projeto, quatro volumes do livro “Vozes de um Tempo”, escrito somente por apenados do Estado.

n/d
 

 

Cultura na Veia


O Banco de Livros disponibiliza espaços de leitura dentro dos Postos de Saúde de Porto Alegre buscando assegurar que as comunidades mais periféricas tenham acesso à literatura, em um período delicado para o indivíduo, que busca o atendimento médico no Sistema Único de Saúde (SUS). Já foram entregues  16 espaços de leitura em Postos de Saúde com projetos diferenciados e exclusivos para cada um dos espaços, com todo o mobiliário e livros necessários.  

Este projeto também foi estendido ao Hospital Fêmina e ao Grupo Hospitalar Conceição em 2019 (Hospital Conceição, Cristo Redentor, UPA Triangulo e Hospital da Criança Conceição), com o apoio de voluntários que realizam as leituras para pacientes de longa internação e para quem não consegue, ou, não está apto para ler individualmente.

n/d

 


Navegando na Leitura


O projeto Navegando na Leitura é uma parceria da Biblioteca SESI Porto Alegre com o Cisne Branco e o Banco de Livros. Esse projeto visa fomentar a leitura através da leitura de poemas, contos, histórias ou narrativas, aos passageiros que estão realizando o passeio nas águas calmas do Guaíba. Após a atividade, os passageiros são presenteados com um livro.

n/d

 


GelaTecas


Geladeiras customizadas com acervo literário em seu interior são entregues às comunidades em espaços públicos de Porto Alegre e região metropolitana. São praças e parques que recebem o projeto incentivando a população a gerar novas leituras e trocas.

n/d
 

 

Biblioteca do Cais


O projeto disponibiliza à população livros para leitura durante a travessia entre Porto Alegre e Guaíba. Os passageiros do Catamarã podem levar os livros para leitura e devolver na próxima viagem.

n/d
 

 

Livros Livres


O projeto em parceria com a Trensurb, consiste em caixas customizadas contendo diversos títulos de livros disponíveis gratuitamente aos usuários da Trensurb, podendo ser retirados sem a necessidade de um cadastro. As caixas do projeto estão localizadas nas estações Mathias Velho, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo. Finalizando a leitura, o usuário pode colocar a obra novamente na caixa ou compartilhar diretamente para outro leitor.

n/d

 

 

Tesouro Literário


O Projeto tem como objetivo incentivar e desenvolver o hábito da leitura, ofertando obras aos adolescentes que estão afastados dos seus lares, nas Unidades da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (FASE). O Banco de Livros já entregou 17 espaços de leitura, contemplando além dos livros, o mobiliário composto por estantes, computadores, mesas e cadeiras, e capacitou os monitores que atuam no atendimento aos menores.

n/d

 

 

Lendo para o Amanhã


O projeto Lendo Para o Amanhã, surge da necessidade de dar acesso à leitura e a literatura as crianças e adolescentes atendidos por creches, ONGs, SCFV e Associações de bairro, sempre no turno inverso da escola. As crianças menores, em função do processo de alfabetização, possuem um contato mais direto com o livro. A medida que vão crescendo, crianças e jovens de 7 a 15 anos acabam se distanciando dos livros de literatura, seja pelo próprio currículo escolar, pela falta de acesso a literatura para a sua faixa etária ou em função do apelo da mídia televisiva, internet e equipamentos eletrônicos.

 

O Banco de Livros, percebe que pode auxiliar na ampliação e consolidação das atividades literárias, assim, criou o projeto Lendo Para o Amanhã, como forma de motivar os atendentes, monitores e professores, sempre destacando que a leitura, a imaginação e a fruição adquiridas na infância e adolescência são ferramentas importantíssimas na vida adulta, seja para ingresso no ensino superior ou para as atividades profissionais. O Banco de Livros quer atender não somente as crianças e adolescentes, mas sensibilizar os cuidadores, monitores e professores para a importância da leitura em todas as faixas etárias, pois desde a criança até o idoso, todos gostam de ouvir histórias.

n/d
 

 

BIKEOTECAS


São cinco bikes customizadas e em parceria com a Ong Pedal da Inclusão, circulam por parques e praças de Porto Alegre, promovendo a troca e empréstimo de livros a todos os cidadãos. A intenção é que os livros possam chegar através das bicicletas a todas as pessoas indiscriminadamente. 

n/d
 

 

A Leitura Unindo Gerações


Projeto desenvolvido em parceria com a Fundação Pescar, visa sensibilizar menores aprendizes para a importância da leitura em todas as fases da vida e para com os cuidados com a população idosa. A partir da sensibilização, estes jovens acompanham a equipe do Banco de Livros aos asilos e casas de longa permanência de idosos, onde são montados espaços de leitura, realizadas atividades de dinamização e escuta dos idosos. Cada um tem a sua história, a qual merece ser respeitada e acolhida. “Afinal, somos a semente da semente, da semente...”

 


Embarque na Leitura


O projeto é desenvolvido na Estação Rodoviária de Pelotas em parceria com a ETERPEL e SESI. A sala de leitura disponibiliza o empréstimo de obras aos usuários no período que aguardam pelo embarque. Atendem também a comunidade que circula pelo local.

n/d
 

 

Atendimento às Instituições


Além dos projetos, o Banco de Livros oferta de forma pontual às comunidades mais periféricas o acesso à leitura e a literatura, beneficiando crianças, jovens, adultos e idosos atendidos em creches, asilos, hospitais, associações de bairro, entre outras instituições que realizam projetos comunitários ou de turno inverso à escola. O Banco de Livros também ajuda a montar as bibliotecas entregando computadores, estantes, mesas, cadeiras e demais mobiliários, através da parceria com os demais Bancos Sociais da FIERGS.

n/d